Inter vence Oita Trinita e conquista Copa Suruga

O Internacional conquistou nesta quarta-feira o seu segundo título em 2009. Em Oita, o time gaúcho, que já havia sido campeão estadual neste ano, derrotou o Oita Trinita por 2 a 1, pela Copa Suruga, em confronto que reuniu os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa da Liga do Japão de 2008.

A conquista do Internacional é a segunda de um time sul-americano em duas edições da Copa Suruga. No ano passado, o Arsenal, da Argentina, derrotou o Gamba Osaka por 1 a 0. E o time gaúcho volta a levantar um troféu no Japão, menos de três anos depois de ser campeão do Mundial de Clubes em 2006.

Mais ofensivo, o Internacional teve um gol anulado logo no início do primeiro tempo. Com apenas 1 minuto, Kleber cruzou para Alecsandro, que desviou para as redes. A arbitragem considerou, porém, que o centroavante estava impedido.

Após o susto inicial, o Oita Trinita conseguiu equilibrar o jogo e conter as ações ofensivas do Internacional, que voltou a chegar com perigo apenas aos 25 minutos. Taison avançou em velocidade pelo meio e tocou para Alecsandro, que chutou com perigo, perto do gol japonês.

Aos 33 minutos, Taison lançou Andrezinho, que se antecipou à zaga, e desviou. A bola passou ao lado da trave esquerda do gol do Oita Trinita. O time japonês teve boa chance aos 43 minutos. Kanazaki chutou cruzado da direita e Michel Alves espalmou para escanteio.

O Internacional abriu o placar no começo do segundo tempo. Aos 4 minutos, Andrezinho lançou Alecsandro dentro da área. O centroavante chuta no canto esquerdo, sem chances de defesa.

O Oita, porém, reagiu. Aos 10, Higashi quase marcou em uma bicicleta. E o Internacional chegou ao segundo gol aos 12 minutos, em chute da intermediária de Andrezinho, que acertou o ângulo esquerdo. O Oita diminuiu em seguida. Aos 14 minutos, Higashi recebeu na área e finalizou no canto direito: 2 a 1.

O jogo seguiu movimentado e o Oita Trinita quase empatou aos 20 minutos. Morishigue desviou de cabeça um cruzamento e a bola acertou o travessão. O time japonês chegou novamente com perigo em jogada aérea. Aos 36 minutos, Takahashi cabeceou à queima-roupa e Michel Alves fez grande defesa, evitando o empate do Oita Trinita e confirmando o título da Copa Suruga pelo Internacional.

Agora, o Internacional retorna ao País e retoma sua participação no Campeonato Brasileiro, onde faz boa campanha e luta pelo título da competição. A equipe volta a jogar na segunda-feira, no Estádio do Beira-Rio, contra o Sport.

Ficha Técnica:

Oita Trinita 1 x 2 Internacional

Oita Trinita – Nishikawa; Fujita, Morishige e Uemoto (Tsubouchi); Fernandinho, Kanazaki, Edmílson, Higashi e Inoue (Ienaga); Kotegawa (Sumida) e Takahashi. Técnico: Ranko Popovic.

Internacional – Michel Alves; Bolívar, Índio, Sorondo e Kléber (Marcelo Cordeiro); Sandro, Guiñazu, Giuliano (Danilo) e Andrezinho; Taison (Bolaños) e Alecsandro. Técnico: Tite.

Gols – Alecsandro, aos 4 minutos, Andrezinho, aos 12 minutos, e Higashi, aos 14 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Choi Myung Yong (Coreia do Sul)

Cartões amarelos – Uemoto e Tsubouchi (Oita); Guiñazu e Kléber (Internacional)

Público e renda – Não disponíveis

Local – Estádio Big Eye, em Oita (Japão)