Inter vence e elimina Grêmio no Campeonato Gaúcho

O Internacional venceu o Grêmio por 2 a 1, de virada, neste domingo, e se classificou para as semifinais do segundo turno do Campeonato Gaúcho. Seu adversário será o vencedor da partida entre Ulbra e Internacional de Santa Maria, jogo que será disputado na segunda-feira em Canoas.

A vitória manteve o clima de festa tanto pelo centenário do Internacional, comemorado do sábado, quanto pela eliminação do rival, que está fora do Campeonato Gaúcho. Por saber que os gremistas querem a demissão do técnico do time, torcedores do Inter saíram do estádio cantando “Fica, Celso Roth”. O presidente do Grêmio, Duda Kroeff, disse que o clube segue em seu objetivo maior, a conquista da Copa Libertadores, sem demitir ninguém.

Como é tradicional no clássico gaúcho, a marcação rigorosa prevaleceu sobre os movimentos ofensivos. A não ser pelos dois gols de pênalti do primeiro tempo, nenhuma das outras cinco conclusões do Internacional e duas do Grêmio foram perigosas. O tricolor abriu ao placar aos 19 minutos, quando Tcheco cobrou pênalti que ele mesmo havia sofrido de Kleber. O Internacional empatou aos 33 minutos. Nilmar foi derrubado dentro da área por William Thiego. Andrezinho cobrou e converteu.

O jogo ficou mais emocionante no segundo tempo. O Internacional tentou forçar mais as jogadas de ataque, mas tomou três sustos. Aos 12 minutos, Souza cobrou falta na trave. Aos 24, Tcheco cruzou e Jonas mandou a bola da trave de novo. Aos 25, Réver fez tudo certo, concluindo de cabeça no canto, mas Guiñazu estava lá para salvar o colorado.

Aos 32 minutos, o Internacional virou o jogo. Um lançamento de D’Alessandro deixou Índio livre para desviar do goleiro Victor e abrir mais uma festa dos torcedores. Foi o quinto gol do zagueiro no clássico gaúcho e o 24º com a camisa do Internacional. Ele está a dois de alcançar a marca do chileno Figueroa, zagueiro dos anos 70 que até hoje é ídolo dos torcedores.

O Juventude também está classificado para as semifinais do segundo turno do Campeonato Gaúcho. O time de Caxias do Sul foi a Santa Cruz do Sul e venceu o Santa Cruz por 2 a 1 neste domingo. Os gols do time de Caxias do Sul foram marcados por Ivo e Mineiro no primeiro tempo. Cléber descontou para o Santa Cruz no segundo tempo. O adversário do Juventude sairá do confronto entre Veranópolis e Caxias, que será disputado na noite de segunda-feira.

Ficha Técnica:

Internacional 2 x 1 Grêmio

Internacional – Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão (Marcelo Cordeiro), Guiñazu e Andrezinho (D’Alessandro); Nilmar (Alecsandro) e Taison. Técnico: Tite.

Grêmio – Victor; Léo, William Thiego e Rafael Marques; Souza, Rever, Adílson (Makelele), Tcheco e Fábio Santos; Jonas (Maxi Lopez) e Herrera (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

Gols – Tcheco, aos 19, Andrezinho, aos 33 minutos do 1º tempo; Índio, aos 32 minutos do 2º tempo.

Cartões amarelos – Álvaro, Kleber (Internacional); William Thiego, Réver, Souza, Jonas (Grêmio)

Cartões vermelhos – Taison (Internacional) e Rafael Marques (Grêmio)

Juiz – Leonardo Gaciba

Renda – R$ 535.850,00

Público – 44.540 presentes (39.810 pagantes)

Local – Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)