Inter estréia hoje no Mundial de Clubes

Tóquio – A partir das 8h20 de hoje, o Estádio Nacional, em Tóquio, abrigará o sonho de metade do Rio Grande do Sul. O Internacional encara o Al Ahly, do Egito, com o pensamento em uma possível final contra o Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho e cia. Depois de uma semana de treinamentos com temperaturas baixas em solo japonês e de uma ?blindagem? na jovem promessa de craque Alexandre Pato, o time gaúcho entra em campo representando o Brasil na disputa do título mais importante do futebol: a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Para o confronto diante dos egípcios, o treinador priorizou as jogadas com bolas paradas e a marcação sob pressão no campo adversário. ?Não acredito que o time deles seja tão ofensivo contra nós. Os dois volantes deles têm uma movimentação interessante, não têm posição fixa e marcam onde estão. Quando têm a bola, se movimentam?, alertou Abel.

Na maioria das partidas da Copa da África, o Al Ahly atuou no 3-5-2, mesmo esquema que deve ser adotado hoje. Se optar por uma formação mais cautelosa, Manuel José poderá colocar em campo um time no 3-6-1, com apenas o centroavante angolano Flavio na frente. Os egípcios contam ainda com o meia Aboutrika.

Time ofensivo

Sem dúvidas para a estréia no Mundial, o técnico Abel Braga colocará em campo um time considerado ofensivo, com apenas a dupla de volantes Edinho e Wellington Monteiro à frente da zaga. No meio-campo do Inter, Fernandão e Alex serão responsáveis por abastecer os atacantes Alexandre Pato e Iarley.

Os brasileiros, que usarão o uniforme número 2, todo branco, se dizem prontos para o jogo. ?Eles só têm uma vantagem: já passaram pela estréia. Mas eles sabem que enfrentarão um time forte?, assegurou Abel. ?O trabalho foi bom e estamos prontos para enfrentar este momento que pode ser único?, ressaltou o meia Alex. Para o meia-atacante e capitão Fernandão, o torneio tem um significado especial. ?Um Mundial representa o ponto mais alto das nossas carreiras, para nós brasileiros. Viemos para ser campeões, não apenas competir?, garantiu.

Português ironiza pênaltis

O técnico do Al Ahly, o português Manuel José, disse que o treino de pênaltis realizado pelos jogadores do Inter ontem, véspera da partida pelas semifinais do Mundial de Clubes, é um sinal de que sua equipe não é tratada pelos brasileiros como um saco de pancadas.

?Se treinaram pênaltis é porque estão preocupados conosco e admitem a possibilidade de o jogo terminar empatado?, disse o treinador, que reiterou o avaliação de sua equipe feita na segunda-feira: os jogadores estão tranqüilos e sabem que não têm nenhuma obrigação de vencer.

Para ele, mais difícil era vencer o Auckland na estréia, passar às semifinais e apagar a má campanha do ano passado, quando o time ficou em último depois de perder para o Al Ittihad, na primeira rodada, e para o Sydney, na disputa do quinto lugar. ?Estávamos pressionados para não repetir aquele fiasco. Agora o Internacional é favorito e podemos nos beneficiar disso?, explicou. ?Contamos com grandes jogadores e não há razões para termos medo.?

Barça não se considera favorito ao título

Tóquio – O Barcelona é disparado o time mais badalado dos que estão no Japão para a Copa do Mundo de Clubes, mas ontem, na primeira entrevista coletiva que deram em Tóquio, seus jogadores – entre eles o craque Ronaldinho Gaúcho – trataram de dizer que não podem ser considerados favoritos para ganhar o título.

?Fomos os últimos a chegar e a diferença de fuso horário nos atrapalhará um pouco?, disse Ronaldinho. ?Desde que cheguei ao clube, esta é a primeira vez que entramos numa competição sem carregar o favoritismo.? A diferença entre Tóquio e Barcelona é de oito horas.

?Concordo com Ronaldinho. O América está aqui há mais tempo e por isso leva vantagem?, afirmou o volante Xavi. O confronto entre Barça e o time mexicano será amanhã às 8h20 (horário de Brasília).

Apesar do pouco tempo de adaptação ao Japão – a delegação desembarcou segunda-feira -, Ronaldinho está muito motivado para levar o título. ?Queremos fazer história e conquistar um troféu que o clube ainda não tem.?

A final será domingo. E segunda-feira ele estará em Zurique para, provavelmente, receber da Fifa o prêmio de melhor do mundo. Ronaldinho viajará num avião fretado pela entidade.

Abel renova por mais um ano

A torcida do Inter recebeu uma boa notícia ontem. Um dos responsáveis pela formação do elenco, o técnico Abel Braga acertou a renovação de seu contrato por mais uma temporada.

?A divulgação da notícia chega agora ao conhecimento de todos, mas o acerto já havia ocorrido há algum tempo?, explicou Abel, que preferiu continuar com o trabalho a mudar de clube e se deparar com uma nova estrutura.

O Inter chegou a oferecer um contrato de dois anos para Abel, mas o treinador optou por renovar por apenas uma temporada.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.