O Internacional venceu o Palmeiras nos pênaltis por 5 a 4 nesta quarta-feira no estádio Beira-Rio e garantiu vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Depois de bater o adversário por 1 a 0 no tempo regulamentar e devolver a derrota no jogo de ida, o time colorado avançou no torneio e enfrentará o Cruzeiro na próxima fase.

continua após a publicidade

A partida foi marcada por uma atuação polêmica da arbitragem, que voltou atrás da decisão de um pênalti para o Palmeiras e anulou um gol do Inter nos acréscimos. As duas equipes voltam a campo no sábado, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro. O Palmeiras visitará o Ceará, e o Inter terá o clássico com o Grêmio no Beira-Rio, em Porto Alegre.

O Internacional foi melhor no primeiro tempo e pressionou o Palmeiras desde o início. Criou ao menos duas boas oportunidades antes de abrir o marcador. Rodrigo Moledo e Guerrero pararam em Weverton. O time alviverde, muito recuado, não conseguia acertar um contra-ataque.

Destaque da equipe colorada pela movimentação e chegada ao ataque, Patrick foi coroado com o gol aos 40 minutos. Ele bateu de fora da área, a bola desviou em Luan e encobriu o goleiro palmeirense. Atrás no marcador, o Palmeiras finalmente esboçou uma reação. Em contra-ataque, Dudu chutou e Marcelo Lomba fez boa defesa.

continua após a publicidade

Para dar mais criatividade ao time, Felipão colocou na volta do intervalo Moisés na vaga de Lucas Lima. Pouco depois, colocou Willian Bigode no lugar de Zé Rafael. O Palmeiras passou a ter mais posse de bola, mas Inter continuava mais efetivo. Weverton segurava o placar.

Com a vantagem no placar, a equipe anfitriã passou a recuar. O jogo ficou truncado até que aos 36 minutos, Felipe Melo invadiu a área, se enroscou com Edenílson e o árbitro Rafael Traci marcou pênalti. Mas, depois de consultar o VAR, voltou atrás. Os torcedores vibraram com a anulação como se fosse mais um gol.

continua após a publicidade

A partida ainda teria mais polêmica nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, Victor Cuesta desviou de cabeça e mandou para as redes. Felipe Melo, que estava na marcação, reclamou de falta na jogada. O árbitro foi consultar o VAR. D’Alessandro tentou seguir o juiz e foi expulso. Mais uma vez, Rafael Traci voltou atrás e anulou o gol.

A partida foi para os pênaltis, com muita reclamação pelo lado do Inter. Nas dez cobranças iniciais, Gustavo Gómez e Patrick erraram e mantiveram a disputa empatada. Nas alternadas, Nonato fez para o Inter e Moisés bateu no travessão, garantindo o time colorado nas semifinais.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL 1 (5) x (4) 0 PALMEIRAS

INTERNACIONAL – Marcelo Lomba; Bruno (Nonato), Rodrigo Moledo, Victor Custa e Uendel (Wellington Silva); Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick, D’Alessandro e Nico López (Rafael Sobis); Paolo Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.

PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Luan e Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Dudu, Lucas Lima (Moisés) e Zé Rafael (Willian); Deyverson (Carlos Eduardo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GOL – Patrick, aos 40 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Nico López e D’Alessandro; Dudu, Luan e Gustavo Gómez.

ÁRBITRO – Rafael Traci.

RENDA – R$ 2.306.661,00.

PÚBLICO – 38.836 pagantes.

LOCAL – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).