Inglês venceu WTCC. Augusto Farfus ficou em 3.º

Com vitória na primeira corrida e um quinto lugar na segunda, o britânico Andy Priaulx (BMW) conquistou por um ponto de diferença o bicampeonato do Mundial de Turismo (FIA WTCC), na etapa disputada neste domingo em Macau, na China. O brasileiro Augusto Farfus Júnior (Alfa Romeo), que era líder antes do início da decisão, foi quinto na etapa de abertura e se envolveu num acidente na prova final, dando adeus ao sonho do título inédito.

Mesmo assim, o terceiro lugar na classificação final é o melhor resultado de um brasileiro na competição, criada no ano passado, a partir do Campeonato Europeu de Turismo (ETCC). O vice-campeonato ficou com o alemão Jorg Muller (BMW), vencedor da segunda corrida em Macau, que ficou a um ponto de Priaulx na soma final de pontos (73 a 72). Com o resultado das duas últimas provas, o título de construtores também ficou com a BMW.

Partindo da sétima posição na primeira etapa chinesa, Farfus conseguiu ganhar duas posições na travada pista de rua, cruzando a linha de chegada em quinto – o que lhe deu a condição de largar em quarto na segunda etapa. Depois do sinal verde, o brasileiro ganhou duas posições e partiu para cima de Jorg Muller, que havia largado na pole. Numa tentativa de ultrapassagem, os dois se tocaram e Farfus levou a pior, abandonando a prova.

O Autódromo de Curitiba receberá a primeira etapa de 2007 do Mundial de Turismo, que tem ainda outras novidades no calendário. Além de Macau, foram incluídos outros dois circuitos de rua: Pau, na França, e Porto, em Portugal. Puebla (México), Istambul (Turquia), Valência (Espanha), Brno (República Tcheca), Oschersleben (Alemanha), Brands Hatch (Inglaterra) e Monza (Itália) também receberão o terceiro campeonato mais importante da FIA na próxima temporada.

Voltar ao topo