Sob forte esquema de segurança, a seleção da Inglaterra acaba de chegar ao hotel onde ficará concentrada, no Rio, durante a Copa do Mundo. A delegação desembarcou com mais de uma hora de atraso, às 8h45, na Base Aérea do Galeão, e seguiu escoltada com batedores da Polícia Federal e do Exército até o hotel, em São Conrado, na zona sul.

O desembarque foi cercado de cuidados. A delegação fretou um voo e não informou o horário exato de chegada. O comboio foi escoltado pela Policia Rodoviária Federal e por cinco viaturas do Batalhão de Choque da Polícia Militar. No hotel, cerca de 30 soldados do Exército faziam a segurança na entrada. Dois helicópteros também acompanharam o trajeto. Mais cedo, agentes do esquadrão antibomba da Polícia Federal fizeram uma varredura no prédio, com cães farejadores.

A delegação reservou dois andares e 70 quartos de frente para o mar de São Conrado. Se os ingleses não quiserem desfrutar da praia, poderão se distrair com videogames instalados em todos os quartos – com jogos de futebol.

Do lado de fora, um pequeno grupo de fãs dos times ingleses e alguns hóspedes aguardavam a chegada dos jogadores. Os irmãos Mateus e Bruno Nigro vieram da cidade de Rio das Ostras, a cerca de 170 km do Rio. “Chegamos na noite de ontem na casa de amigos e chegamos aqui às 6h40”, disse o caçula Mateus, de 15 anos. Ele e o irmão torcem para o time inglês Everton e carregavam cartazes para chamar atenção dos

jogadores do time. “Queremos um autógrafo ou foto com os jogadores, qualquer coisa”, disse Bruno, de 17.

A seleção inglesa estreia no torneio no próximo sábado, em Manaus, contra a Itália. A equipe deixa o Rio na próxima quarta-feira em direção à capital amazonense. Antes, nesta segunda-feira, os jogadores visitarão o centro esportivo da Favela da Rocinha, que fica próxima ao hotel.

GARY NEVILLE PASSEIA – O ex-jogador inglês Gary Neville deixou há pouco o hotel onde está concentrado com o time britânico para aproveitar o domingo de sol na orla de São Conrado. Auxiliar técnico da seleção, ele chegou nesta manhã à cidade junto com a equipe.

Neville caminhou pelo calçadão e distribuiu autógrafos para os fãs da equipe britânica que fazem plantão na porta do hotel. Ele não quis falar com a imprensa. O jogador atuou em 65 partidas com a camisa da seleção. Sua última Copa como jogador foi em 2006.

Outros jogadores apareceram na sacada do hotel e acenaram para os fãs, que cantam coros das torcidas dos times do Chelsea e Liverpool. Uma embarcação da Marinha faz a segurança da orla. Mais de uma hora após o desembarque dos jogadores, dois grandes caminhões chegaram ao hotel com as malas e equipamentos da delegação.