A NBA e os adoradores do basquete perderam mais um grande nome neste sábado. Depois de Roy Tarpley, Jerome Kersey e, na última sexta-feira, Earl Lloyd, o ano de 2015 levou também Anthony Mason, que morreu neste sábado pela manhã, aos 48 anos. O ídolo do New York Knicks vinha batalhando contra problemas no coração há duas, quando sofreu um ataque cardíaco.

continua após a publicidade

Anthony Mason enfartou no dia 13 de fevereiro, em decorrência de uma insuficiência cardíaca congestiva que o acometia. No início desta semana, no entanto, seu filho Antoine Mason relatou que ele havia demonstrado evolução e, inclusive, mostrado estar lúcido, respondendo a perguntas mexendo a cabeça e piscando. Neste sábado pela manhã, no entanto, o ex-jogador não resistiu.

Outro filho do ex-atleta, Anthony Mason Jr., confirmou a morte em comunicado. “Durante a madrugada, a cidade de Nova York e o mundo perderam uma lenda, um amigo, um irmão, mas, mais do que tudo, nosso pai: Anthony Mason.”

Mason atuou por 13 temporadas na NBA. Escolhido no Draft de 1988 na modesta 53.ª posição pelo Portland Trail Blazers, ele só estreou em 1990, já trocado para o New Jersey Nets. Ainda passou pelo Denver Nuggets na temporada seguinte, mas ainda sem brilho.

continua após a publicidade

Somente quando voltou para o lugar que considerava sua casa, já que foi criado no distrito de Queens, Mason finalmente estourou. Com a camisa do New York Knicks conquistou uma das mais exigentes torcidas da NBA com sua raça demonstrada em quadra e seu estilo briguento, e chegou a ser eleito o melhor reserva da temporada 1994/1995. Foram cinco temporadas por lá, até ser trocado por outro grande nome, Larry Johnson, com o Charlotte Hornets.

No Hornets, Mason talvez tenha vivido seu melhor momento técnico, com médias de 13,4 pontos e 10 rebotes por jogo em três temporadas. Após uma grave lesão no bíceps, no entanto, foi trocado novamente, desta vez para o Milwaukee Bucks, onde atuou em suas últimas duas temporadas da NBA antes de se aposentar em 2002/2003.

continua após a publicidade