O norte-americano Ryan Hunter-Reay venceu neste domingo a etapa do Alabama da Fórmula Indy, seu primeiro triunfo nesta temporada. Na segunda etapa do campeonato, o piloto da Andretti terminou pouco à frente de Scott Dixon, segundo colocado. O brasileiro Hélio Castroneves ficou em terceiro e completou o pódio.

A terceira posição deu a Castroneves a liderança do campeonato, com 81 pontos, 11 à frente de Scott Dixon, vice-líder. O brasileiro largou em sexto, perdeu algumas posições no início, mas se recuperou graças à sua estratégia. Ele chegou a liderar na metade da prova, mas não aguentou as investidas de Hunter-Reay e Dixon.

A prova, aliás, ficou marcada pela disputa entre esses dois pilotos. Nas últimas voltas, Dixon aparentava estar mais veloz do que Hunter-Reay, mas não conseguia ultrapassar o norte-americano, que conseguiu sustentar a ponta até o final.

“Estava pilotando no limite para ficar na frente do Dixon nas voltas finais. Já Will Power fez um bom trabalho no início, ficando na minha frente, não sei como ele fez isso. Foi uma corrida muito legal e é ótimo vencer e voltar para o círculo da vitória”, celebrou o vencedor.

Se o resultado foi bom para Hélio Castroneves, o mesmo não pode ser dito dos outros brasileiros. Tony Kanaan não fez uma boa prova e acabou na 13.ª colocação. Já Bia Figueiredo voltou a sofrer com problemas no carro e teve que abandonar na 66ª volta.

Confira a classificação da etapa do Alabama:

1. Ryan Hunter-Reay (EUA)

2. Scott Dixon (NZL)

3. Helio Castroneves (BRA)

4. Charlie Kimball (EUA)

5. Will Power (AUS)

6. Simon Pagenaud (FRA)

7. Marco Andretti (EUA)

8. Justin Wilson (ING)

9. Josef Newgarden (EUA)

10. Tristan Vautier (FRA)

11. Alex Tagliani (CAN)

12. Ernesto Viso (VEN)

13. Tony Kanaan (BRA)

14. Takuma Sato (JAP)

15. Oriol Servia (ESP)

16. Sebastien Bourdais (FRA)

17. JR Hildebrand (EUA)

18. Simona de Silvestro (SUI)

19. AJ Allmendinger (EUA)

20. Sebastian Saavedra (COL)

21. Graham Rahal (EUA)

22. Ed Carpenter (EUA)

23. James Jakes (ING)

Não completaram

Bia Figueiredo (BRA)

Dario Franchitti (ESC)

James Hinchcliffe (CAN)