Hudson de ouro no Ibero-Americano

Huelva, Espanha – O brasileiro Hudson de Souza ganhou a medalha de ouro na prova dos 3.000 m do Campeonato Iber-Americano de Atletismo, que se encerrou ontem, em Huelva, na Espanha. Hudson venceu o espanhol Carlos Castillejo em um apertado sprint final. O resultado oficial só saiu depois da análise da foto da chegada.

O tempo do brasileiro ficou em 7min51s25. Castillejo terminou em 7min51s26, apenas um centésimo de segundo atrás. O bronze ficou com o português Antonio Travassos, com 7min57s23.

O segundo ouro veio com Fábio da Silva, que ganhou a prova do salto com vara com a marca de 5,40 m. Em segundo ficou o mexicano Giovanni Lanaro, com 5,35 m, enquanto o argentino Germán Chiaravigilo e o espanhol Roger Noguera dividiram o bronze, já que ambos saltaram 5,30 m.

O Brasil conquistou ainda outras medalhas no último dia do programa de provas do Ibero-Americano. Matheus Facho Inocêncio foi o segundo nos 110 m com barreiras, completando a prova com o tempo de 13s52. A vitória ficou com o cubano Yoel Hernández (13s49).

A outra medalha de prata saiu nos 200 m, prova que Bruno Pacheco completou em 20s93. O mexicano Juan Pedro Toledo faturou o ouro com o tempo de 20s84, e o uruguaio Heber Vieira, com 21s30, terminou em terceiro lugar. Pacheco, no entanto, está fora dos Jogos Olímpicos. Na mesma prova, o brasileiro Basílio Emídeo de Morais, com vaga olímpica, chegou em sexto completando a prova em 21s75.

Já a medalha de bronze foi conquistada pela brasileira Rosemar Coelho Neto, nos 200 m, com o tempo de 23s83. Em Atenas, entretanto, ela está classificada nos 100 m. Também com vaga garantida nos Jogos, Lucimar Moura terminou a prova em sétimo lugar.

Embora não tenha faturado medalha, Alessandra Nobre Resende, no lançamento de dardo, fez a melhor marca brasileira na temporada com 55,23 m, encerrando sua prova na quarta posição.

Também competiram ontem Fabiana Cristina Silva, que ficou em quinto lugar nos 3.000 m com obstáculos; Zenaide Vieira, sétima na mesma prova; Luciana de Paula Mendes, quinta colocada nos 800 m (prova que Josiane Tito abandonou), e Osmar Barbosa, que não terminou os 800 m.

Resultado

Com as medalhas de ontem, a equipe brasileira de atletismo conquistou o terceiro lugar geral do Campeonato Ibero-Americano, atrás da Espanha e de Cuba. O Brasil ganhou na competição um total de 23 medalhas (seis de ouro). A Espanha terminou a competição com 38 medalhas (16 ouros). Cuba, que ficou com o segundo lugar, acabou a competição de Huelva com 22 medalhas (14 ouro).

Voltar ao topo