Dois dos maiores nomes da história da NBA nas últimas duas décadas, Dirk Nowitzki e Dwyane Wade receberam uma justa homenagem de liga nesta sexta-feira. Os veteranos foram especialmente convocados pelo comissário Adam Silver para a disputa do All-Star Game, apesar de terem ficado de fora da votação que definiu os elencos para a partida festiva que reúne as principais estrelas do melhor basquete do mundo.

continua após a publicidade

“Dirk Nowitzki e Dwyane Wade personificam o melhor da NBA: habilidade notável, movimentação, profissionalismo, além de uma profunda devoção para fortalecer suas comunidades e fazer crescer o jogo ao redor do mundo. Como uma celebração global do basquete, nosso All-Star Game é o lugar ideal para saudar estes campeões de primeira classe da NBA e MVPs (Jogadores mais Valiosos) de finais”, declarou Adam Silver.

continua após a publicidade

A homenagem é uma espécie de despedida para estes jogadores que marcaram a liga nos últimos anos. Wade já declarou que a temporada 2018/2019 será sua última como profissional, enquanto Nowitzki ainda não se pronunciou oficialmente, mas também deve se despedir ao fim do campeonato.

continua após a publicidade

Curiosamente, os dois tiveram os caminhos cruzados ao longo da carreira, já que disputaram duas finais entre Dallas Mavericks e Miami Heat. Na primeira, em 2005/2006, o Heat levou a melhor e sagrou-se campeão, com Wade como MVP das finais. Mas em 2010/2011, o Mavericks de Nowitzki surpreendeu o adversário, ficou com a taça, e o alemão foi eleito o MVP das finais.

Wade marcou época no Heat, onde atuou de 2003 a 2016, teve rápidas passagens por Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers e voltou para o time de Miami para encerrar a carreira. Em 2019, disputará o All-Star Game pela 13.ª vez. Já Nowitzki veste a camisa do Mavericks desde 1998 e fará sua 14.ª participação no Jogo das Estrelas da NBA.