A Hispania confirmou oficialmente nesta quarta-feira que o italiano Vitantonio Liuzzi será o companheiro de equipe do indiano Narain Karthikeyan na temporada de 2011 da Fórmula 1. Com a confirmação, foi preenchida a última vaga que estava em aberto no grid da categoria para esta temporada.

Liuzzi chegou a ser especulado como possível substituto de Roberto Kubica, que sofreu sério acidente em prova de rali, na Renault, mas agora terá uma nova chance em outra equipe de menor expressão na F-1. Em 2006 e 2007, o piloto da Itália correu pela Toro Rosso, antes de se transferir para a Force India, escuderia que defendeu entre 2008 e 2010.

Em 2005, quando ocupou o posto de piloto de testes da Red Bull, ele chegou a substituir Christian Klien em três corridas, nos GPs de San Marino, da Espanha e de Monaco, sendo que pontuou logo no primeiro deles ao ficar na oitava colocação.

Os melhores resultados de Liuzzi na Fórmula 1 foram os sexto lugares obtidos no GP da China, em 2007, e no GP da Coreia do Sul de 2010, quando terminou o ano na 15.ª posição no geral, com 21 pontos, naquela que foi a sua melhor temporada na categoria.

“Estou realmente feliz. Nunca perdi a esperança de estar na Fórmula 1, pois sei que tenho experiência e os atributos certos para um time jovem e ambicioso. Tenho um novo desafio pela frente agora, e isso me empolga. Também tenho muito trabalho a fazer para o desenvolvimento do carro”, afirmou Liuzzi, ao comemorar o acerto com a Hispania, que teve o brasileiro Bruno Senna como um dos seus pilotos em 2010.