Heikki Kovalainen conquista sua primeira pole na Fórmula 1

Se alguém apostasse num finlandês para a pole em Silverstone, certamente seria em Kimi Raikkonen. E se a aposta fosse num carro da McLaren para largar na frente, seria o de Lewis Hamilton.

Pois o finlandês ?errado?, com a McLaren ?errada?, conquistou ontem a primeira posição no grid para o GP da Inglaterra, nona etapa do Mundial de F1. Heikki Kovalainen conseguiu sua primeira pole na carreira e terá ao seu lado, em segundo, Mark Webber, da Red Bull, outra surpresa do sábado no histórico circuito britânico.

?O fim de semana tem sido muito bom e acho que fizemos um grande trabalho. O carro está fantástico e nosso ritmo de corrida vai ser muito forte. Fico feliz de fazer a primeira pole aqui, porque corri muito em Silverstone em outras categorias e minhas memórias desta pista são ótimas?, falou ?Kova?, que foi 0s5 mais rápido que o australiano e 0s8 melhor que seu companheiro Hamilton, que larga em quarto depois de cometer mais um erro na sua primeira tentativa de volta rápida. Entre eles, em terceiro, aparece a primeira Ferrari, de Raikkonen.

O melhor brasileiro no grid foi Nelsinho Piquet, da Renault, que parece começar a se firmar na categoria depois de marcar seus primeiros pontos na França. Ele parte em sétimo, sua melhor classificação até agora, com o parceiro Fernando Alonso uma posição à frente.

Já o líder do mundial, Felipe Massa, teve problemas. Ficou apenas em nono, sua pior posição de largada no ano. Ele não conseguiu fazer sua segunda volta rápida no Q3 (?qualifying 3?, que reúne apenas os dez mais rápidos na terceira parte da classificação) porque os mecânicos demoraram para trocar o pneu traseiro direito. Quando ele voltou à pista, já não havia mais tempo para a segunda tentativa.

?Eu acho que poderia ter feito um tempo bom o bastante para largar nas duas primeiras filas. Na pole, não sei. Agora a corrida vai ser muito difícil para mim. Farei o possível para marcar o máximo de pontos que puder?, resmungou, irritado, o brasileiro. ?Foi um erro grave e devemos desculpas a ele?, reconheceu o chefe da Ferrari Stefano Domenicali. Rubens Barrichello, o terceiro brasileiro da F1, larga apenas em 16.º.

O GP da Inglaterra, com 60 voltas, começa hoje às 9h de Brasília. Há previsão de chuva, que ameaçou a classificação ontem, ao final da primeira parte do treino. Alguns pingos caíram, mas logo o sol apareceu. Para hoje, no entanto, a possibilidade de pista molhada, segundo os meteorologistas, é bem maior. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.