Divulgação
Vôlei e futebol de pelada às margens da represa de Chavantes.

O projeto Viva o Verão 2008, que oferece atividades de esporte, lazer e recreação nas praias artificiais do Lago de Itaipu, chega neste final de semana ao município de Marechal Cândido Rondon. A promoção, que começou no final de semana passado no Balneário Ipiranga, em São Miguel do Iguaçu, prossegue até 10 de fevereiro, passando por oito cidades da costa oeste paranaense.

O Viva o Verão é uma promoção do governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação/Paraná Esporte, em parceria com a Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Água Mineral Vittalev, Sanepar e prefeituras dos municípios.

Divulgação
Em Guaratuba, sessão de dança.

Em Marechal Cândido Rondon, o grande destaque da programação será o torneio de handebol de areia, que acontecerá no balneário de Porto Mendes. A exemplo do que aconteceu no torneio de futebol de areia realizado em São Miguel do Iguaçu, a competição deverá atrair centenas de veranistas, que nos finais de semana lotam os balneários e aproveitam as águas do Lago de Itaipu para se refrescar do forte calor da região.

A caravana do Viva o Verão chega a Marechal Cândido Rondon neste sábado (12) e permanece na cidade até o domingo (13). Entre os dias 19 e 20 de janeiro será a vez de Missal e Mercedes receberem a caravana. No último final de semana do mês, nos dias 26 e 27, o Viva o Verão aporta nos balneários de Santa Terezinha de Itaipu e Entre Rios do Oeste.

Logo no início de fevereiro, nos dias 2 e 3 (final de semana de Carnaval), o Viva o Verão acontecerá em Guaíra, cidade localizada na fronteira com o Paraguai, e em Pato Bragado. E, por fim, nos dias 9 e 10 de fevereiro, a última etapa do projeto nesta temporada acontece na cidade de Medianeira, com a realização de uma etapa do Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia.

Costa norte agitada com o Viva o Verão

As atividades da Paraná Esporte no projeto Viva o Verão, do governo do Estado, estão ocorrendo também na costa norte, em Ribeirão Claro, no Balneário Cachoeira (represa de Chavantes, no Rio Paranapanema). No local, desde sexta-feira, turistas da região norte do Paraná e sudeste de São Paulo aproveitaram as atividades recreativas e esportivas coordenadas pelos monitores da Paraná Esporte.

Além do atendimento ao público com os materiais recreativos, a programação de atividades no primeiro final de semana do Viva o Verão na costa norte teve as seguintes atrações: vôlei de praia, futebol de areia, queimada, ginástica maluca e gincana recreativa e esportiva. As ações estão programadas de terça a domingo, na Prainha da Cachoeira, e nas terças e quintas, no período da manhã, no Asilo São Vicente de Paulo.

Guaratuba

As práticas esportivas e recreativas do projeto Viva o Verão 2008 já começaram na Praia Central de Guaratuba. O veranista que chegou ao Morro do Cristo para aproveitar o sol na manhã da última terça-feira encontrou atividades de dança, malabares, pintura facial e campos de futebol de areia e vôlei de praia prontos para receber os esportistas.

Em Guaratuba haverá também boas atrações com os eventos especiais, começando pelo Rally de Pesca Embarcada, no próximo domingo. Outros destaques na cidade serão a II Etapa do Circuito Paranaense de Surf Profissional, dias 19 e 20 de janeiro; a Travessia a Nado, dia 27; e o VIII Sul-Brasileiro de Futevôlei, dias 26 e 27.

Em ação das 8h às 12h e das 16h às 20h, de terça a domingo, o Viva o Verão deste ano está recheado de atrações para os veranistas. ?O projeto é ótimo. Minha casa fica longe do estande, mas eu venho aqui todo dia para dançar. Participei em anos anteriores, gostei e voltei?, afirma a farmacêutica Edilene, de 38 anos, que se animou durante a manhã com as aulas de dança de salão e de rua.

A programação semanal tem também caminhadas, alongamentos, ioga, esculturas na areia e oficinas variadas, que permanecerão abertas até o dia 5 de fevereiro.