Handebol feminino do Brasil é tricampeão pan-americano

 Foto: Erik Barros Pinto
Foto: Erik Barros Pinto

As brasileiras passaram fácil pelas cubanas.

Rio de Janeiro – O hanbebol feminino do Brasil conquistou uma marca histórica nos Jogos Pan-americanos neste sábado, no Complexo Riocentro, ao vencer Cuba por 30 x 17 e sagrar-se tricampeão da competição. Com a quadra lotada e muito apoio da torcida, as brasileiras venceram com facilidade as cubanas, que ao lado das argentinas são suas maiores rivais nas Américas. Com o ouro, a equipe assegurou a vaga nos Jogos Olímpicos Pequim 2008.

As cubanas começaram assustando, marcando 2 x 0. Mas logo a equipe brasileira virou e chegou ao fim do primeiro tempo com o placar favorável, com 15 x 8. As artilheiras do Brasil foram Fabiana Diniz e Fabiana Gripa, com 5 gols cada. No entanto, a artilheira do jogo foi a cubana Suleiky Gomez Hernandez, com 6 gols.

Mais cedo, em jogo emocionante, a Argentina levou o bronze ao bater a República Dominicana por 23 a 22.  A partida foi decidida apenas nos instantes finais. Depois de um primeiro tempo muito equilibrado, que terminou em 11 a 11, as argentinas chegaram a abrir quatro gols de diferença (21 a 17), na metade da segunda etapa. Mas as dominicanas não se entregaram e conseguiram empatar em 22 a 22. No último minuto, Silvana Totolo marcou o gol que valeu o bronze às argentinas.

Voltar ao topo