Líder disparado do Mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton esta prestes a igualar marcas do seu grande ídolo: Ayrton Senna. Caso volte ao topo do pódio no GP de Cingapura, neste domingo, o inglês irá alcançar as mesmas 41 vitórias que o brasileiro, morto de forma trágica em 1994, alcançou na máxima categoria do automobilismo.

continua após a publicidade

Para completar, o piloto da Mercedes poderá atingir, curiosamente, o mesmo número de triunfos do tricampeão mundial no seu 161º GP, que também é o número total de corridas disputadas pelo ídolo na F1.

Ao ser lembrado sobre essa possibilidade nesta quinta-feira, o piloto da Mercedes exibiu perplexidade, pois reconheceu que só havia se dado conta de que se aproximava das marcas de Senna após vencer o GP da Itália, há quase duas semanas.

“Sempre quis imitar Ayrton Senna e estou muito perto do número de corridas que ele fez, a apenas uma prova de distância, e a uma vitória de igualar o número de corridas que ele venceu”, disse Hamilton, no circuito de Marina Bay, onde reconheceu: “Somente depois da última prova é que vi quantas corridas já tinha feito na F1 e percebi que estava bem próximo do que Ayrton fez, então mal pude acreditar”.

continua após a publicidade

Hamilton também admitiu que seria “muito emocionante” igualar duas marcas de Senna de uma só vez neste domingo, quando poderá passar a dividir também com Sebastian Vettel o posto de terceiro piloto com maior número de vitórias na F1. O alemão, que foi tetracampeão mundial com a Red Bull e agora corre pela Ferrari, também tem as mesmas 41 vitórias de Senna. À frente de Vettel e Senna estão apenas Michael Schumacher, recordista absoluto, com 91 triunfos, e Alain Prost, com 51.

“Agora estou focado neste objetivo (alcançar 41 vitórias na carreira), e estou muito perto. Pode ou não pode acontecer neste final de semana, eu ainda tenho um sério desafio pela frente, mas é ótimo estar lá em cima”, ressaltou Hamilton, garantindo também que não se sente pressionado pelo fato de correr com a chance de igualar uma marca expressiva de Senna. “Não estou aqui pensando nesses números. Estou aqui para ganhar a corrida e vou fazer o melhor. Não há uma pressão extra neste fim de semana”, assegurou.

continua após a publicidade

Favorito ao título que lhe garantiria um tricampeonato na F1, que o faria igualar outra marca de Senna, Hamilton hoje tem 255 pontos no Mundial. O alemão Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, é o vice-líder com 199, seguido de perto por Vettel, que acumula 178 com a Ferrari. Bem distante deste trio, o brasileiro Felipe Massa é o quarto colocado, com 97.