Com apenas um jogo disputado na nova temporada, a romena Simona Halep deve ter uma trajetória complicada no Aberto da Austrália. Pelo sorteio da chave feminina, nesta quinta-feira, em Melbourne, a tenista número 1 do mundo terá pela frente as irmãs Williams logo nas primeiras rodadas.

continua após a publicidade

Halep encerrou a temporada 2018 de forma precoce, no fim de setembro, em razão de dores nas costas. Antes de iniciar o tratamento, a romena acumulou quatro derrotas seguidas, uma delas na estreia no US Open. Nesta nova temporada, entrou somente na chave de Sydney, mas também caiu na primeira rodada.

continua após a publicidade

Sem ritmo de jogo, a líder do ranking vai estrear no primeiro Grand Slam da temporada diante da estoniana Kaia Kanepi, 70ª do mundo. Na segunda rodada, enfrentaria a vencedora do duelo entre a norte-americana Sofia Kenin e uma tenista do qualifying, ainda não definida.

continua após a publicidade

Na terceira rodada, Halep poderia cruzar com Venus Williams, que estreará contra outra romena, Mihaela Buzarnescu. Se superar a irmã Williams mais velha, a número 1 do mundo terá pela frente Serena, dona de 23 títulos de Grand Slam, nas oitavas de final. Nas quartas, as possíveis rivais de Halep seriam a checa Karolina Pliskova e a espanhola Garbiñe Muguruza.

Na semifinal, as potenciais adversárias são a japonesa Naomi Osaka, atual campeã do US Open, e a bielo-russa Victoria Azarenka. Do outro lado da chave, estão tenistas como a dinamarquesa Caroline Wozniacki, atual campeã em Melbourne, a checa Petra Kvitova, a alemã Angelique Kerber, número dois do mundo, a russa Maria Sharapova. Todas poderiam ser rivais de Halep numa eventual final.

Serena, por sua vez, vai estrear contra a alemã Tatjana Maria e pode pegar a canadense Eugenie Bouchard na segunda rodada. Na terceira, poderia encarar a espanhola Carla Suárez Navarro ou a veterana australiana Samantha Stosur. Pelas oitavas, o duelo provável é com Halep. E a partir das quartas os obstáculos seriam os mesmos da romena.

Do outro lado da chave, Kerber vai estrear contra a eslovena Polona Hercog. Se confirmar o favoritismo, duelará com a vencedora do confronto entre a norte-americana Bernarda Pera e uma tenista do quali. Na sequência, suas possíveis rivais são a francesa Kristina Mladenovic, a alemã Julia Görges, a norte-americana Sloane Stephens, pelas quartas de final, e Wozniacki, pela semifinal. Na decisão, as rivais são as já citadas, da outra ponta da chave.

O Brasil não conta com tenistas que entraram diretamente na chave principal. Beatriz Haddad Maia, número 1 do País, disputa o qualifying e só precisa de mais uma vitória para entrar na competição principal, que terá início no dia 14, em Melbourne.