Quinteto fantástico

Há 86 anos, o Paranaense não tinha tantos artilheiros

Se a disputa do título do segundo turno se limita a três concorrentes, com Londrina, Atlético e J.Malucelli abrindo vantagem dos demais adversários a seis rodadas do fim desta fase, o mesmo não pode se dizer da artilharia do Campeonato Paranaense. Após os jogos de domingo, nada menos do que cinco jogadores dividem o “status” de artilheiro do Estadual: Celsinho e Neílson, do Tubarão; Potita, do Jotinha; Alex, do Coritiba, e Douglas Coutinho, do Furacão – todos com 8 gols.

Uma disputa, porém, que ficou acirrada apenas recentemente. No início da competição, Celsinho despontou com o grande goleador do campeonato, com cinco gols nas três primeiras rodadas. Depois, diminuiu sua média de gols e viu os concorrente encostarem, principalmente neste segundo turno, quando o camisa 10 do Tubarão balançou as redes apenas uma vez. Pior: o jogador ficou de fora de dois jogos, por conta da suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), e ainda terá de cumprir mais duas partidas de suspensão.

Já seu companheiro de LEC, o atacante Neílson, vem melhorando a média. Se no primeiro turno o camisa 9 já havia marcado cinco gols, só neste returno foram mais três (dois na rodada passada) em apenas cinco jogos. Mesma trajetória de Potita, do J.Malucelli. O jogador terminou a primeira metade do Estadual com cinco gols e nas quatro partidas que disputou no segundo turno já marcou outros três.

No entanto, os que mais cresceram de produção nesta metade final foram os atletas da dupla Atletiba. Alex e Douglas Coutinho, mesmo não sendo centroavantes, assumiram a responsabilidade de marcar os gols e serem os diferenciais de suas equipes. O camisa 10 coxa-branca já havia sido decisivo para o Alviverde ao marcar o gol do título do primeiro turno. No entanto, no returno o atleta já balançou as redes nada menos do que seis vezes, em apenas quatro partidas (não jogou na vitória por 3 x 0 sobre o J.Malucelli). O meio-campista é responsável por 60% dos gols do time no segundo turno – quando atuou, o único gol que não marcou foi o primeiro da vitória por 2 x 0 sobre o Cianorte.

Já Douglas Coutinho tem uma média de um gol por jogo nesta segunda etapa e foi o autor de 45,4% dos gols atleticanos, sendo decisivo em pelo menos três confrontos. Um aproveitamento muito superior ao do primeiro turno, quando balançou as redes três vezes, em oito partidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.