São Paulo – Depois de quase um mês sem competir (nadou pela última vez no Grand Prix de Long Island, nos Estados Unidos), Gustavo Borges, volta à ativa. Ele participa de sexta-feira a domingo da Copa Mercosul de Natação Torneio Internacional de Infantil I a Sênior, na piscina do Clube Curitibano, em Curitiba. O ganhador de quatro medalhas olímpicas fará uma avaliação de seu atual estágio de treinamento, que tem como objetivo preparar-se para o Troféu Brasil, marcado para setembro, em Brasília, a primeira seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2003, na República Dominicana.

“Tenho treinado bastante nas últimas semanas e, certamente, estou mais rápido do que nas últimas apresentações”, comenta o atleta de 29 anos, que nadará as provas dos 50, 100 e 200 metros livre e os revezamentos. “Vou lá tentar fazer o melhor.” No GP de Long Island, em Nova York, Gustavo ganhou três medalhas de ouro, vencendo os 50, 100 e 200 metros livre.

Medalha de prata na prova dos 200 m livre no Campeonato Mundial de Piscina Curta da Rússia, disputado em abril, Gustavo quer alcançar a sua forma em setembro, quando tentará obter os índices para o Pan-Americano. O brasileiro soma 15 medalhas na competição e quer quebrar todos os recordes no ano que vem em Santo Domingo.