Guga volta às quadras em Assunção

Rio – Após nove meses afastado das competições oficiais da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e dos jogos de simples, o brasileiro Gustavo Kuerten anunciou ontem que voltará às quadras na semana que vem, em Assunção. O atleta catarinense irá disputar a etapa do Paraguai da Copa Petrobras, torneio da série Challenger.

O último evento de que Guga, atual número 1.137 do ranking de entradas, participou foi a Copa Davis, em setembro, quando jogou a partida de duplas ao lado de André Sá no confronto contra a Suécia. Eles foram derrotados por Simon Aspelin e Jonas Bjorkman – o Brasil perdeu por 3 a 1 na repescagem para o grupo mundial.

Pelo circuito da ATP, Kuerten não joga desde fevereiro, quando foi eliminado na estréia no Torneio da Costa do Sauípe (Bahia) pelo compatriota André Ghem por 2 sets a 1.

?Esta última semana de treinos foi excelente, excepcional. Vinha crescendo bem e ontem (quinta), no final do treino, tive a certeza de que estou apto e preparado para competir de novo. Vou em busca do treinamento competitivo?, comentou o tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), que também jogará a competição de duplas ao lado do mineiro Marcelo Melo.

?Estou muito empolgado, motivado e com a adrenalina lá em cima. Estou jogando sets há umas três semanas e disputar esse campeonato vai me ajudar bastante. Como já tinha falado, eu iria acordar um dia e sentir que estava pronto. Foi o que aconteceu?, acrescentou o tenista brasileiro, que voltou a trabalhar com o treinador Larri Passos no início de outubro – eles ficaram separados por um ano e meio.

A decisão de disputar a Copa Petrobras partiu justamente do técnico gaúcho, que pediu ao diretor do torneio o convite para Guga competir. ?O Guga mostrou que estava pronto, Assunção para gente é geograficamente perfeito, e é o momento dele começar a treinar competindo, sentindo o circuito novamente. Como eu sempre gosto de fazer aquelas comparações com a Fórmula 1, é a hora de colocar o carro na pista?, disse Larri.

A etapa paraguaia da Copa Petrobras será disputada entre os dias 13 e 18 de novembro, em quadras de saibro. O campeão somará 70 pontos no ranking mundial.

Masters: Mauresmo nas semifinais

Madri – Em jogo emocionante, a tenista francesa Amelie Mauresmo garantiu vaga às semifinais do Masters Feminino de Tênis (competição disputada em Madri que reúne as oito melhores tenistas do ano), ao derrotar a belga Justine Henin-Hardenne, de virada, por 2 sets a 1, em pouco mais de 2h10 de duelo. Essa foi a última partida disputada pela chave amarela.

O confronto entre as tenistas foi bem equilibrado. Mais concentrada, Mauresmo chegou a abrir 2 a 0 no começo do jogo. Porém, ela acabou perdendo a vantagem e foi derrotada no primeiro set por 6/4. No segundo, as tenistas ficaram se alternando no placar e o duelo foi para o tie-break. Henin cometeu muitos erros e perdeu por 7/6 (7/3). Já no terceiro, Mauresmo mostrou que está totalmente recuperada de uma lesão no ombro direito e fechou o jogo em 6/2. Com a vitória, Mauresmo terminou em primeiro lugar na chave amarela, na frente justamente de Henin-Hardenne.

Voltar ao topo