Long Island (EUA) -Com esforço, Gustavo Kuerten venceu o eslovaco Dominik Hrbaty por 6/4 e 7/6 (7/3) e avançou para a segunda rodada do ATP Tour de Long Island. E sem nenhum trabalho, Flávio Saretta fez o mesmo, depois de seu adversário, o espanhol Albert Costa, desistir da competição quando perdia o primeiro set por 3 a 0 e sentiu uma contusão. Os dois brasileiros voltam à quadra hoje: Guga desafia outro eslovaco, Karol Beck, jogador saído do qualifying, enquanto Saretta pega o alemão Nicolas Kiefer.

Em um jogo marcado pelo equilíbrio, Guga venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/3), em pouco mais de uma hora e meia. Derrotado na última rodada do qualificatório, Hrbaty, atual número 54 na lista das semanas, só entrou na chave principal após a desistência do norte-americano Mardy Fish. Com a classificação para a segunda rodada em Long Island, Guga volta a ganhar um jogo após duas semanas mal-sucedidas no circuito e dá novamente esperança à torcida brasileira.

O catarinense precisou mostrar paciência para sair de quadra com a vitória ontem. Teve o saque quebrado logo no início do jogo, mas, ao contrário da semana passada, quando não encontrou forças para reagir diante do argentino Zabaleta, manteve-se em ação.

Devolveu a quebra no sexto game e deu início a uma incrível virada. Confirmou seu saque em seguida, marcou 4/3 e continuou pressionando o adversário. Com nova quebra no décimo, fez 6/4 e abriu 1 a 0 na partida.

No segundo set, Hrbaty seguiu dificultando as coisas para Kuerten. Sem nem um dos tenistas conseguir vantagem, a definição foi para o desempate e, dessa vez, Kuerten definiu a vitória por 7/3.