Guga estréia em Roland Garros contra veterano

Enfim, depois de tantos treinos, Gustavo Kuerten faz sua estréia em Roland Garros. Hoje, enfrenta o quase aposentado suíço Marc Rosset, por volta das 9h30 de Brasília, na quadra 1, a terceira mais importante do complexo e, para felicidade dos muitos brasileiros que estão em Paris, com ingressos mais fáceis de serem encontrados. Até agora, Guga não fez uma boa temporada européia de saibro e até confessou que vem treinando mais do que jogando. Agora, espera por uma campanha mais animadora.

Diante de um jogador como Rosset, de 32 anos, e que já iniciou a carreira de treinador, a maior preocupação de Guga é ter pela frente um adversário franco atirador, disposto a arriscar tudo e sem nada a perder. A maior arma do suíço é seu saque.

Esta será a segunda vez que Guga enfrenta Rosset. A primeira aconteceu em Lyon, ano passado, justamente no piso preferido do suíço, o carpete, e o brasileiro venceu em dois sets. Por isso, agora, como enfatiza o técnico Larri Passos, Guga pode conseguir um bom resultado numa quadra de saibro.

A esperança de Guga é de uma boa campanha e o objetivo é ganhar as primeiras rodadas para encontrar o ritmo necessário e passar a sonhar mais alto. Seu carisma continua em alta em Paris. Uma numerosa torcida de brasileiros praticamente lotou a quadra 14, ontem, quando treinava com Larri, em uma tarde de sol forte e temperatura agradável.

Favoritos

As dificuldades em Roland Garros já começam na primeira rodada. Esta foi a realidade encontrada por um dos principais favoritos ao título, o suíço Roger Federer, que caiu logo na estréia diante do peruano Luiz Horna em apenas três sets, com parciais de 7/6 (8/6), 6/2 e 7/6 (7/3).

Outros dois cabeças-de-chave também já disseram adeus logo no dia de abertura. O espanhol Alex Corretja, ex-finalista do torneio, perdeu para seu compatriota Galo Blanco – vindo do qualifying -por 5/7, 6/3, 6/0 e 7/5. O carismático tailandês Paradorn Srichaphan continua amargando uma fase difícil e caiu diante do eslovaco Dominik Hrbaty por 6/4, 3/6, 6/0 e 7/5.

Enquanto isso, o chileno Marcelo Rios, nem sequer terminou sua partida diante do croata Mario Ancic. Desistiu, com dores no braço, quando perdia por 6/1 e 1/0. Ancic vai enfrentar, na segunda rodada, Andre Agassi, que estreou com vitória fácil sobre o eslovaco Karol Beck por 6/2, 6/3 e 6/2.

Feminino

No lado feminino, Serena Williams, um pouco mais esguia do que antes, passeou na quadra central ao marcar 6/2 e 6/1 em Barbara Rittner, enquanto sua maior rival do seu lado da chave, a francesa Amelie Mauresmo, também estreou bem: marcou 6/3 e 7/5 em Virginie Razzano. Já Mary Pierce não é mais a mesma e caiu diante de Clarisa Fernandes por 6/2 e 6/3.

Saretta massacra rival

Paris – O Brasil começou com uma vitória e uma derrota nas quadras de Roland Garros. Ontem, Flávio Saretta, o segundo melhor tenista do País, iniciou sua participação com uma vitória arrasadora – com direito a dois pneus – em cima do espanhol Alberto Martín. O paulista se classificou à segunda rodada do Grand Slam ao marcar incríveis 7/6 (7/4), 6/0 e 6/0. Saretta encerrou a partida com 14 games vencidos consecutivamente.

Agora, o brasileiro enfrenta o russo Yevgeny Kafelnikov, que atropelou o francês Julien Boutter por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/4. Será o primeiro duelo entre os dois no circuito profissional.

Esta é a segunda vitória do paulista em duas participações em Roland Garros e ele já repete o resultado do ano passado, quando caiu na diante do argentino David Nalbandian. Agora em 2003, vem em melhor fase e pode surpreender se mantiver o mesmo nível apresentado nas semanas anteriores.

Por outro lado, o mineiro André Sá segue seu calvário. Ontem, na estréia do Grand Slam francês foi foi eliminado pelo argentino Guillermo Coria, ontem, em por acachapantes 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-1 e 6-1.

Voltar ao topo