Paris – Gustavo Kuerten só conhecerá seu primeiro adversário hoje ou amanhã. No sorteio para a chave principal de Roland Garros, realizado ontem, ficou decidido que o brasileiro, cabeça-de-chave número 28 na competição, fará sua estréia contra um tenista vindo do qualifying.

Se vencer seu primeiro desafio, Guga enfrentará o vencedor do jogo entre o belga Gilles Elseneer e o espanhol Rubens Ramirez-Hidalgo. Guga participa pela nona vez do Grand Slam francês, torneio em que é tricampeão (1997, 2000 e 2001).

O maior problema para Guga nas fases iniciais está na terceira rodada. O brasileiro pode enfrentar o suíço Roger Federer, atualmente o número um do mundo. Em ótima fase, quatro títulos na temporada e retrospecto de 32 vitórias e apenas três derrotas, Federer também estréia contra um qualifier e não deve ter maiores dificuldades para passar à segunda rodada, quando pode ter pela frente o francês Thierry Ascione ou o alemão Nicolas Kiefer. Um novo resultado positivo o leva ao encontro de Guga na possível definição de uma vaga nas oitavas-de-final.

Saretta x Costa

Já Flávio Saretta não encontrará facilidade no seu primeiro jogo. O segundo melhor tenista do Brasil terá pela frente ninguém menos que o espanhol Albert Costa, campeão de Roland Garros em 2002.

Se conseguir eliminar Costa, Saretta medirá forças contra um tenista vindo do qualifying ou o belga Cristophe Rochus. Uma nova vitória o colocará no caminho do alemão Rainer Schuettler ou Xavier Malisse, também da Bélgica.

Saretta tenta a sorte em Paris pela terceira vez. Seu melhor resultado foi chegar às oitavas-de-final em 2003.

Ricardo Mello ainda não sabe quem vai enfrentar na estréia na chave principal. O brasileiro, que ontem assegurou um lugar entre os melhores depois de três exaustivas vitórias no torneio qualificatório, pode ter pela frente Federer, Guga, o francês Sebastien Grosjean, ou outros dez pré-classificados ou outro qualifier.