Guga enfrenta holandês na estréia em Wimbledon

Não foi péssimo, mas poderia ter sido um pouco melhor o sorteio de ontem que definiu o primeiro adversário de Gustavo Kuerten na chave de Wimbledon. Cabeça-de-chave número 17 da competição inglesa, ele encara na estréia o holandês John van Lottum, número 92 do ranking de entradas, mas que tem no piso rápido sua superfície favorita.

Guga e Lottum se enfrentaram uma única vez, há sete anos, e a vitória acabou nas mãos do holandês. O confronto foi válido pelo challenger de Dresden, no saibro, e Lottum venceu por 2 sets a 1. De lá para cá, porém, na fase mais destacada do brasileiro, os dois nunca mais estiveram frente a frente.

Neste ano, o holandês ainda não conseguiu um bom resultado e o mais longe que foi em um torneio foram as quartas-de-final nos challengers de Kosice e Nova Délhi. Em ATPs, foi à segunda rodada em Chennai, Estoril e, há duas semanas, alcançou a segunda fase também em Roland Garros. Participou quatro vezes do Grand Slam inglês e alcançou as oitavas-de-final em 98, em sua melhor campanha.

Já Guga, mesmo não sendo um especialista em quadras de grama, já fez melhor que o rival ao alcançar as quartas-de-final em 99. Depois disso, no entanto, caiu na terceira rodada no ano seguinte e não disputou mais o evento nos dois anos seguintes. Justamente por isso foi “rebaixado” ao posto de cabeça 17, sendo que no ranking de entradas, que é usado como critério para definição dos favoritos em todos os outros torneios do ano, ocupa a 13.ª posição.

Caso Guga consiga sua primeira vitória na grama em três anos, poderá enfrentar na segunda rodada o vencedor de Todd Martin e Fernando Vicente, o que também não seria fácil. Martin, apesar dos 32 anos, foi semifinalista por duas vezes no torneio, enquanto Vicente vem obtendo alguns bons resultados nos torneios preparatórios para o Grand Slam.

A chave próxima a Guga ainda tem o alemão Rainer Schuettler como principal favorito. O tenista não deve ter problemas para derrotar o suíço Michel Kratochvil e depois o vencedor de Fabrice Santoro e Andreas Vinciguerra. Se o brasileiro sobreviver a tudo isso, deve enfrentar nas oitavas o holandês Sjeng Schalken, quadrifinalista no ano passado.

Saretta e Sá se dão bem no sorteio

O sorteio da chave principal de Wimbledon pode-se dizer que foi bom para os brasileiros Flávio Saretta e André Sá. Por coincidência, os dois se enfrentaram nas oitavas-de-final do ano passado no Grand Slam inglês, quando Sá levou a melhor. Nesta temporada, porém, Saretta está melhor e vem de grande desempenho em Roland Garros.

Na primeira rodada, o paulista Saretta vai jogar contra o inglês Alan Mackin, de apenas 21 anos de idade. No ano passado, ele terminou a Corrida dos Campeões na posição de número 285 e, neste ano, disputou apenas torneios de nível challenger e future. Se passar pela estréia, Saretta terá pela frente o vencedor do jogo entre o argentino Agustin Calleri e o romeno Adrian Voinea. Se seguir vencendo, o tenista de Americana poderia jogar na terceira rodada contra o russo Mikhail Youzhny, cabeça-de-chave número 16 e, em seguida, contra o suíço Roger Federer, cabeça 4.

Já o mineiro Sá deve ter mais tranqüilidade ainda na primeira rodada. Ele vai jogar contra o argentino Mariano Puerta, tenista totalmente adaptado às quadras de saibro. Se passar, pode ter um adversário complicado, pois pegaria o ganhador do jogo entre o argentino David Nalbandian, vice-campeão no ano passado, e o bielo-russo Vladimir Voltchkov.

André avança à 2.ª rodada em Nottingham

O mineiro André Sá passou um tremendo sufoco ontem ao estrear no ATP Tour de Nottingham. O torneio inglês disputado em piso de grama é a última oportunidade para se preparar para Wimbledon, que começa na próxima segunda-feira e onde Sá terá de defender as quartas-de-final do ano passado. Depois de perder o primeiro set no tie-break (4-7), Sá estava em desvantagem de 1/4 no segundo, mas conseguiu virar o jogo a partir daí, marcando 7/6 (7-2) e 7/6 (7-4).

Na segunda rodada, Sá vai enfrentar o alemão Alexander Popp, que na estréia superou o americano Vincent Spadea por 2 sets a 0.

Na semana passada, Sá quebrou no ATP de Queen?s uma seqüência de 15 derrotas seguidas em primeira rodada nesta temporada. Em duplas, ele foi bem, caindo apenas na semifinal, ao lado do belga Xavier Malisse, diante de uma das melhores duplas do mundo, formada pelo bielo-russo Max Mirnyi, atual número 1 da modalidade, e pelo indiano Mahesh Bhupathi.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.