Mesmo com muita luta, Guga
não conseguiu vencer chileno.

Viña del Mar – Depois de dominar o primeiro set e ter um voleio fácil para concluir a série, Gustavo Kuerten permitiu a recuperação do chileno Fernando González e acabou perdendo a chance de conquistar o 20.º torneio da carreira e o primeiro no piso lento em mais de dois anos. Na final do ATP de Viña del Mar, González contou com apoio total da torcida para marcar 7/5 e 6/4.

Guga começou muito bem o primeiro set, obtendo logo de cara uma quebra de serviço com golpes poderosos dos dois lados. No saque seguinte, saiu de 0/30 e fechou o game com um ace. Voltou a ter uma oportunidade de quebra em seguida, que González salvou com competência. Mas daí para a frente o equilíbrio tomou conta. Os jogadores conseguiram impor o saque, embora Guga tenha sofrido no sexto game (permitiu um break com uma dupla falta e se recuperou com grande paralela de esquerda).

O ponto crucial aconteceu na hora de fechar. Com 5/4, Guga teve um set point com um voleio fácil de direita, mas tentou o contrapé e permitiu que o chileno acertasse um lob cruzado. A partir daí, González ganhou o apoio maciço da torcida e Guga passou a cometer erros de direita, que culminaram com a rápida perda do serviço no 12.º game.

Na outra série, Guga teve um break point para iniciar na frente, mas González salvou com uma direita espetacular. Pior ainda, chegou a 2/0 com duas subidas equivocadas à rede do brasileiro. Num instante de altos e baixos, foi a vez de González perder o saque, com golpes de fundo irregulares, mas novamente Guga não aproveitou a chance de voltou a falhar no saque, perdendo o game com dupla falta.

González foi então para 4/1. Kuerten fez enfim um game fácil e conseguiu recuperar a quebra no sétimo game, depois de quatro tentativas e muita luta. Decidiu ir cada vez mais à rede para empatar a série, mas jogou fora outra chance decisiva, com um break point não confirmado. Depois de pedir massagem na perna direita – já havia feito isso na perna esquerda antes do sexto game -, Guga começou o game final com uma dupla falta e deu o ânimo que parecia estar faltando ao chileno. O catarinense escolheu mal um drop shot, que deu match point ao adversário, e perdeu a partida numa subida à rede na potente direita do chileno.