Guga avança em São Petersburgo

São Paulo – Gustavo Kuerten obteve uma importante vitória na sua estréia do ATT Tour de São Petersburgo na Rússia. Não pelo resultado, de 7/6 (7/5) e 6/4, diante do norte-americano Brian Vahaly, número 74 do ranking mundial, mas especialmente pela maneira como venceu. Estava em desvantagem no primeiro set. Saiu de um buraco, quando o adversário sacou com 5 a 3, e mostrou estar melhor da tendinite no joelho ao lutar até o final e passar para a segunda rodada.

Guga só volta a jogar agora na quinta-feira diante do romeno Victor Hanescu, número 80 do ranking, que estreou com vitória sobre o checo Frantisek Cermak por 7/5 e 7/5.

A partida de estréia do brasileiro em São Petersburgo foi mesmo um bom teste. Afinal, Guga vinha de uma derrota em Madri e precisava de uma reabilitação. Além da desvantagem de 5 a 3 em games, o norte-americano também chegou a sacar com 5 a 4 no tiebreaker, até Kuerten reagir e impor o seu jogo.

Nos outros jogos do torneio, a decepção ficou para o ídolo local, Marat Safin, que sofreu a 7.ª derrota consecutiva este ano, ao cair diante do espanhol Fernando Vicente por 6/7, 6/4 e 6/3. A última vitória de Safin nesta temporada foi em abril, nas semifinais de Barcelona, sobre o espanhol Juan Carlos Ferrero. Nas duas últimas partidas, tanto diante de Jonas Bjorkman, em Madri, como agora contra Vicente, o tenista russo teve boas chances de vencer.

Desafio

A torcida brasileira vai ter mais uma oportunidade de ver Gustavo Kuerten de perto, num ano em que jogou muito pouco no Brasil, por causa dos confrontos da Copa Davis terem sido disputados fora. Quem não pôde ver Guga na Costa do Sauípe, poderá agora vê-lo em ação de 5 a 8 de novembro no Ginásio do Ibirapuera, no desafio Tênis Espetacular.

A competição terá alguns dos melhores jogadores da América Latina, com os brasileiros Guga (20.º do ranking) e Flávio Saretta (45), os argentinos Mariano Zabaleta (27) e Gaston Gaudio (35), o equatoriano Nicolas Lapentti (63) e o chileno Fernando Gonzalez (25).

Os tenistas estarão divididos em dois grupos. No “A” estão Guga, Zabaleta e Lapentti; no “B”, Saretta, Gonzalez e Gaudio, que jogam no sistema round robin – todos contra todos -. Os campeões de cada chave disputarão a final no sábado dia 8 de novembro.

Voltar ao topo