Guga arrasa Juan Ignacio na estréia em Hamburgo

Ao contrário do que se viu na derrota para o argentino Gastón Gaudio em Roma, Gustavo Kuerten deu uma verdadeira demonstração de controle emocional na estréia no Masters Series de Hamburgo, na Alemanha. Contra o argentino Juan Ignacio Chela, ontem, o brasileiro jogou bem nos momentos decisivos para marcar 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

Hamburgo, Alemanha -A partida, disputada na quadra central, teve pouco mais de uma hora de duração. Foi a primeira vitória do catarinense em dois jogos contra Chela e a oitava em quadras de saibro na temporada 2003. Semifinalista em Buenos Aires e Acapulco, Guga chegou ainda às quartas em Barcelona e parou na segunda rodada em Monte Carlo.

Na próxima rodada, Guga encara o russo Nikolay Davydenko, que passou como um trator pelo romeno Adrian Voinea na estréia, parciais de 6/0 e 6/2. Atual 41.º colocado no ranking de entradas, Davydenko já conquistou dois títulos neste ano, um deles no saibro de Estoril, mas perdeu para o brasileiro no único confronto, em Mallorca, ano passado.

O jogo

Em busca de sua primeira excelente campanha no ano, Kuerten começou de forma arrasadora nesta segunda. Já no primeiro game, quebrou o saque de Chela e mostrou confiança para abrir 2/0. O argentino ainda esboçou uma reação, ao conseguir duas chances de quebra no sexto game, mas se deparou contra um Guga inspirado.

Depois de confirmar o saque abusando dos winners, o brasileiro pressionou o rival e conseguiu mais uma quebra, em um erro de Chela. Em seguida, ainda salvou mais um break-point para manter seu serviço e fechar por 6/2.

O segundo set foi um pouco mais complicado para o catarinense. No segundo game, Guga precisou salvar um break para colocar o placar em igualdade. Depois, conseguiu sua única quebra na parcial, que lhe foi suficiente para fazer 6/4.

Ranking

A eliminação na estréia do Série Masters de Roma não foi tão ruim para o catarinense Gustavo Kuerten, pelo menos em termos de ranking. Guga ganhou uma posição e assumiu o 14.º lugar no Ranking de Entradas, que leva em conta os resultados das últimas 52 semanas e serve para definir os cabeças-de-chave dos torneios. Na Corrida dos Campeões, porém, Guga perdeu duas posições e passou a ser o 9.º colocado. Nesse ranking, são considerados apenas os resultados da temporada e serve para definir os oito tenistas que vão ao Masters de Houston no fim do ano.

Entre os brasileiros, o paulista Flavio Saretta continua sendo o segundo mais bem colocado no Ranking de Entradas ao ocupar a 71.ª colocação (mesma posição da semana passada). O mineiro André Sá caiu duas posições e agora é o 86.º colocado. Já Fernando Meligeni mantém o 107.º lugar, dez postos à frente do paulista Ricardo Mello. Já o gaúcho Francisco Costa subiu 14 posições, passando a ocupar a 193.ª posição, enquanto Marcos Daniel ganhou cinco posições e passa a ser o 195.º colocado.

Voltar ao topo