Guga ainda não está fora do pan

São Paulo – Apesar de não conseguir voltar às competições, Gustavo Kuerten ainda tem esperança de poder disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho. O técnico da equipe brasileira, Francisco Costa, chegou a confirmar a ausência de Guga na convocação, mas voltou atrás e avisou que ninguém está descartado.

Primeiro, Francisco Costa garantiu que só iria convocar jogadores que estejam em atividade no circuito profissional. Seu plano era esperar apenas esta semana, para observar o desempenho dos principais tenistas brasileiros no qualifying de Roland Garros, que começa nesta terça-feira em Paris. Depois disso, ele pretendia convocar os três homens que representarão o Brasil no pan, nas chaves de simples e duplas.

?Quero observar os jogadores em ação e ver como estão atualmente. Vou convocar os que estiverem melhor e o Guga não está jogando. Por isso, ele mesmo vai reconhecer que não teria condições de jogar em nível competitivo?, chegou a dizer Francisco Costa.

Mas depois disso, Francisco Costa recuou e mudou sua postura. Em comunicado divulgado no site oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o treinador disse que nenhum jogador está descartado e que pretende convocar a equipe dentro de três semanas.

Fora de jogo

Guga sofre para voltar ao circuito. Como tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo, ele tinha convite para entrar na chave principal do torneio deste ano, a partir do dia 27 de maio, em Paris, mas recusou. Preferiu continuar treinando no Brasil, para recuperar a forma física.

Lutando para se recuperar das duas cirurgias que fez no quadril, Guga até que tentou voltar ao circuito no começo do ano. Mas somou apenas 2 vitórias em 11 partidas. Seu último jogo de simples foi em março, quando caiu no Masters Series de Miami – em abril, ele jogou duplas ao lado de André Sá, na derrota para os canadenses Daniel Nestor e Frederic Niemeyer, no único ponto que o Brasil perdeu no confronto pela Copa Davis. Por tudo isso, ocupa atualmente a posição 664 do ranking mundial.

como o torneio masculino do pan será jogado apenas de 23 a 29 de julho, Guga ainda tem tempo para tentar se recuperar – continua treinando regularmente em Camboriú (SC). Mas ele ainda não anunciou seu calendário para as próximas semanas, devendo ficar longe das competições num futuro próximo.

Roland Garros

Sem Guga, o Brasil não tem nenhum representante garantido na chave principal do torneio francês. Todos terão de passar pelo qualifying, pensando também que uma boa campanha em Paris pode garantir uma vaga na equipe brasileira do pan.

Voltar ao topo