Líder por nove rodadas seguidas, o Guarani acumulou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro da Série B. Na continuação da 16.ª rodada, os paulistas perderam por 1 a 0 para o Ipatinga, gol do veterano Marcelo Ramos, e acumularam a sexta rodada consecutiva sem vitória – quatro derrotas e dois empates.

Com a queda de produção, o Guarani permanece com 28 pontos e termina a sexta-feira da mesma forma que iniciou a rodada: em terceiro lugar. No entanto, o time pode deixar o G-4 pela primeira vez desde o início da Série B. Para que isso aconteça, Figueirense e Ceará precisam vencer América-RN e Atlético-GO, respectivamente, neste sábado.

Os mineiros, por outro lado, comemoraram a primeira vitória após três jogos. Esta foi, também, o primeiro triunfo sob o comando do técnico Emerson Ávila. O Ipatinga chegou aos 22 pontos e manteve-se no provisório décimo lugar, ainda longe dos quatro primeiros colocados.

Na outra partida da noite, o São Caetano venceu o Brasiliense de virada, por 2 a 1, com um gol aos 49 minutos do segundo tempo. Gustavo abriu o placar para o time do Distrito Federal, e Vandinho deixou tudo igual. No fim, Wendell decretou a vitória dos paulistas, que subiram à 11.ª posição, com 21 pontos. Já o Brasiliense, que perdeu a primeira com Heriberto da Cunha, caiu para o nono lugar, com 22.

A rodada terá sequência neste sábado, com mais seis jogos. O Vasco encara o lanterna o Campinense, no Rio de Janeiro, tentando encostar no líder Atlético-GO.

Confira os jogos da 16.ª rodada:

Terça-feira

Portuguesa 0 x 1 Juventude

Paraná 4 x 1 Bragantino

Sexta-feira

Ipatinga 1 x 0 Guarani

São Caetano 2 x 1 Brasiliense

Sábado

16h10

Ceará x Atlético-GO

Ponte Preta x Fortaleza

Vasco x Campinense

Vila Nova x Bahia

Figueirense x América-RN

21h

ABC x Duque de Caxias