No duelo dos melhores times do Campeonato Brasileiro da Série B, o Guarani levou a melhor ao vencer o Brasiliense por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Brinco de Ouro, pela abertura da 10.ª rodada. O resultado mais justo, talvez, fosse o empate que permanecia até os 44 minutos do segundo tempo. O time paulista disparou na liderança, agora com 26 pontos, e ainda é o único invicto, enquanto o pentacampeão candango é o vice-líder, com 19.

O Guarani começou melhor e abriu o placar com Ricardo Xavier. Mas o Brasiliense melhorou no começo do segundo tempo e empatou com Iranildo, cobrando pênalti. Com a expulsão de César Gaúcho, aos 25 minutos, o Guarani pressionou e marcou o gol da sua oitava vitória no final com Dairo, depois de passe de letra de Caíque.

O goleiro Douglas, do time de Campinas, enfim, sofreu um gol após cinco jogos. Mesmo assim, atingiu a marca de 525 minutos superando o recordista anterior que era Carlos Galo, com 495, na temporada de 1991. Carlos foi revelado na Ponte Preta na década de 70, defendeu o Corinthians e participou de três Copas do Mundo – 1978, 1982 e 1986, sendo a última como titular, no México.

No estádio Amigão, em Campina Grande, o Campinense venceu o Juventude por 1 a 0, com gol de Fábio Junior aos 44 minutos do segundo tempo, contando com a falha gritante do goleiro Gatti. O time da casa, que estreou o técnico Freitas Nascimento no lugar de Argel, mostrou vontade, mas ainda sem uma melhor qualidade técnica. O visitante, com James Freitas de técnico interino, até teve melhores chances, mas pecou nas finalizações sendo castigado no final.

O resultado tirou o Campinense da lanterna. Agora o time paraibano soma seis pontos, em penúltimo lugar, um a mais do que o São Caetano, que jogará na sexta contra a Portuguesa. O Juventude continua com oito pontos, em 17.º lugar, ainda na zona do rebaixamento.

A 10.ª rodada terá dois jogos na próxima sexta e mais seis no sábado. O principal confronto será entre Vasco e Ponte Preta, em São Januário. O time carioca não terá o meia Carlos Alberto que, nesta terça foi suspenso por quatro jogos (um já cumprido) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele tinha sido expulso no empate sem gols com o Guarani, em Campinas, pela sexta rodada.

Confira a 10.ª rodada da Série B:

Terça-feira

Guarani 2 x 1 Brasiliense

Campinense 1 x 0 Juventude

Sexta-feira

21 horas

São Caetano x Portuguesa

Figueirense x Fortaleza

Sábado

16h10

Vasco x Ponte Preta

Bragantino x Vila Nova

América-RN x Bahia

Ipatinga x Duque de Caxias

Ceará x ABC

21 horas

Atlético-GO x Paraná