Com um pênalti aos 49 minutos do segundo tempo, convertido pelo artilheiro Roger, o Guarani venceu o Prudente por 1 a 0 neste domingo à noite, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, a última antes da parada para a Copa do Mundo. Com a vitória, o time campineiro subiu para quinto na tabela, com 12 pontos. O Prudente, com oito, ocupa a 15.ª posição.
O lance que originou o pênalti, aos 47 minutos, gerou muitos protestos por parte dos visitantes. Mas Rodrigo Mancha empurrou Ricardo Xavier por trás, após uma saída errada do Prudente, que tentava segurar o empate sem gols. Na cobrança, com categoria, Roger mandou a bola no canto direito do goleiro Márcio, que escolheu o outro lado. Foi o sexto gol do atacante, artilheiro isolado do Brasileirão.
A posição incômoda do Prudente, que aparece perto da zona de rebaixamento, ainda pode ser comprometida com a possível perda de três pontos, devido à utilização do zagueiro Paulão de forma irregular na derrota para o Flamengo, por 3 a 1, pela terceira rodada. O caso está sendo analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O Guarani pressionou desde os primeiros minutos buscando o seu gol. O atacante Mazola criou a primeira oportunidade aos dez minutos, num chute cruzado, que o goleiro Márcio defendeu e a bola resvalou na trave, antes de sair para linha de fundo.
O próprio atacante puxou um rápido contra-ataque aos 27, fintou dois zagueiros, mas chutou por cima do gol. Aos 34, Da Silva recebeu no lado direito, driblou Marcelo Oliveira e bateu colocado, obrigando Márcio a fazer uma boa defesa.
O Prudente voltou melhor no segundo tempo e perdeu duas chances logo no início. Tadeu arriscou no lado esquerdo e Douglas fez uma boa defesa, aos seis minutos. No minuto seguinte, Marcelo Oliveira tentou cruzar, Fabão desviou e o goleiro do Guarani fez mais uma boa defesa.
A resposta do Guarani aconteceu com Mazola, aos 14 minutos. Ele entrou na área e bateu cruzado, obrigando Márcio a fazer uma linda defesa. Apesar das mudanças nos dois times, as chances de gols rarearam. Nos últimos minutos, porém, o Guarani imprimiu muita pressão, criou oportunidades e também o lance do pênalti, que resultou no gol da vitória.
Após a pausa da Copa, no dia 14 de julho, o Guarani enfrenta o Internacional, às 21h50, em Campinas. No dia seguinte, o Prudente enfrenta o Fluminense, às 21 horas, no Rio de Janeiro.
Ficha técnica:
Guarani 1 x 0 Prudente
Guarani – Douglas; Da Silva, Fabão, Aílson e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto (Ricardo Xavier), Baiano (Fabinho) e Preto (Moreno); Mazola e Roger. Técnico: Vágner Mancini.
Prudente – Márcio; Leonardo, Paulão e Diego; Sasha (Dênis), Rodrigo Mancha, Anderson, Wesley (Fabiano Gadelha) e Marcelo Oliveira; Tadeu (Henrique Dias) e Wanderley. Técnico: Toninho Cecílio.
Gol – Roger (pênalti), aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Renan e Aílson (Guarani); Diego e Paulão (Prudente).
Árbitro – Luiz Flávio de Oliveira (SP).
Renda – R$ 86.096,00.
Público – 5.685 pagantes.
Local – Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).


