Mônaco – Depois de um dia de folga, os pilotos voltam à pista hoje para definir o grid do GP de Mônaco, sexta etapa do Mundial de F-1. Na quinta-feira, Michael Schumacher foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres, registrando a melhor volta do dia em 1min14s741, de tarde. No ano passado, a pole foi de seu irmão Ralf, da Williams, com 1min15s259.

Apesar do bom tempo do ferrarista, as primeiras filas deverão ter uma presença marcante dos pilotos que usam pneus Michelin. Os compostos mais macios da marca francesa se adaptam melhor ao piso monegasco do que os Bridgestone. A opinião é de Felipe Massa, da Sauber, calçado pela mesma borracha que a Ferrari.

Schumacher busca sua quarta pole em Mônaco e quinta no ano. A última vez em que largou na frente nas ruas do principado foi em 2000. No total, Michael tem 59 poles na carreira e vem se aproximando rapidamente, nesta temporada, do recorde de 65 de Ayrton Senna.

Outra marca do brasileiro que pode ser igualada domingo é o de vitórias em Monte Carlo, seis. Schumacher venceu a prova cinco vezes, em 1994, 1995, 1997, 1999 e 2001, as três últimas pela Ferrari ? até 1995, defendia a Benetton.

Ontem, Schumacher passou o dia passeando de moto pela Riviera Francesa com outros pilotos e alguns amigos alemães. Em anos passados, quando a Ferrari lutava para quebrar o jejum de títulos que vinha desde 1979, Michael chegou a voar para Fiorano, na sexta-feira de Mônaco, para treinar. Agora não tem sido necessário.

O treino que define o grid começa às 8h de Brasília, com a pré-classificação. Os pilotos entram na pista pela ordem de chegada da última prova, em Barcelona. Assim, Schumacher abre a série de voltas lançadas, seguido por Barrichello e Trulli. A partir das 9h acontece a sessão que vale para determinar as posições de largada. O mais lento da pré é o primeiro a fazer volta e o mais rápido, o último.

Pelo menos um piloto já sai no prejuízo hoje: Ralf Schumacher teve seu motor trocado na quinta-feira e, por isso, perderá dez posições no grid em relação àquela que conseguir na pista.