Montevidéu – O Grêmio decepcionou na abertura das quartas-de-final da Libertadores, ontem, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Mesmo jogando com um jogador a mais desde os 36 minutos do primeiro tempo, o time gaúcho perdeu para o Defensor por 2 a 0.
Com a derrota em Montevidéu, o Grêmio precisará vencer o Defensor por três gols de diferença na próxima quarta-feira, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, para conseguir a vaga na semifinal da Libertadores. Se fizer 2 a 0, leva a decisão para os pênaltis.
Nem o apoio da apaixonada torcida gremista surtiu efeito no jogo de ontem, quando cerca de 5 mil torcedores cruzaram a fronteira com o Uruguai e foram ao Centenário para incentivar o time.
Desfalcado de seus dois volantes titulares – Lucas e Edmílson, ambos contundidos -, o Grêmio levou um susto assim que começou o jogo.
Logo aos 50 segundos, o Defensor abriu o placar.
No lance, o zagueiro Sorondo aproveitou a cobrança de escanteio para, de cabeça, fazer 1 a 0.
Bola aérea
A situação podia melhorar para o Grêmio com a expulsão de Alvaro González, aos 36 minutos. Mas, mesmo com um jogador a menos, o Defensor conseguiu ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo. Foi aos 42?, novamente na bola aérea: Martínez se antecipou ao goleiro Saja, na cobrança de falta, e fez 2 a 0 de cabeça.
No segundo tempo, o técnico Mano Menezes resolveu colocar o Grêmio no ataque, trocando o volante Nunes pelo atacante Amoroso. Mas o Defensor suportou a pressão e garantiu a vitória.
