São Paulo, 23 (AE) – Rebaixado ano passado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio terá que melhorar muito para não dar vexame. A primeira impressão foi negativa, neste sábado à noite, quando perdeu para o Gama por 2 a 1, de virada, no Estádio Bezerrão, em Gama (DF).

O time gaúcho saiu na frente, logo aos três minutos, com um gol do garoto Anderson. Ele driblou dois adversários e bateu cruzado. Mas o Grêmio, dirigido pela primeira vez por Mano Menezes, recuou em demasia. A vira da aconteceu no segundo tempo. Aos cinco minutos, Maia entrou livre pelo lado direito da área e tocou por cima do goleiro Eduardo.

Dois minutos depois, Marcelo Oliveira foi expulso, deixando o Grêmio com um a menos. Mesmo inferiorizado, o time gaúcho ainda acertou duas bolas no travessão, num chute de Bruno e numa cabeçada de Somália.

A virada aconteceu aos 35 minutos, quando o time da casa cobrou uma falta com rapidez e Victor apareceu livre, na frente de Eduardo, para chutar cruzado. O jogo terminou com o grito de "olé" da torcida local.

Para amenizar um pouco a situação, o Grêmio anunciou o empréstimo de dois zagueiros do Santos: Domingos e Pereira, que está na Portuguesa. Na segunda rodada, o Tricolor gaúcho vai receber o Avaí, sexta-feira, no Estádio Olímpico, enquanto o Gama, vice-campeão brasileiro da Série C em 2004, enfrentará a Anapolina, em Anápolis (GO), no sábado.

Neste domingo acontecem dois confrontos entre paulistas e pernambucanos. O União Barbarense recebe o Náutico, enquanto o Santa Cruz enfrentará o Paulista, em Recife.

A primeira rodada da Série B teve nove jogos neste sábado: Vila Nova-GO 4 x 3 Ituano, CRB 0 x 3 Santo André, Portuguesa 2 x 1 Guarani, Marília 2 x 2 Vitória, Caxias 3 x 1 Criciúma, Avaí 2 x 0 Ceará, Bahia 3 x 1 Anapolina, São Raimundo 1 x 1 Sport Recife e Gama 2 x 1 Grêmio.