Reserva da contestada zaga do São Paulo, Rhodolfo é o novo reforço do Grêmio para o restante da disputa do Campeonato Brasileiro. O jogador foi confirmado pelo site do clube gaúcho na tarde desta segunda-feira, já inclusive treinou em Porto Alegre, e será apresentado à imprensa logo mais na sala de conferências do Estádio Olímpico.

O defensor, que começou a carreira no Atlético Paranaense, estava desde 2011 no São Paulo. Até o começo deste ano, ele foi sempre titular, não chegando sequer a sentar no banco de reservas. Mas as atuações ruins já desde o segundo semestre de 2012 fizeram ele cair em descrédito com a torcida.

Tanto é que, para a Libertadores/2013, o São Paulo contratou Lúcio imaginando colocar Rhodolfo na reserva. E foi isso que acabou acontecendo. Tanto é que o agora defensor do Grêmio jogou apenas nove partidas no Paulistão e três no Brasileiro. Na Libertadores, começou jogando três vezes, mesmo número de partidas em que ficou no banco.

Aos 28 anos (completa 27 em agosto), Rhodolfo chega para reforçar a zaga, que não perdeu nenhum jogador durante a temporada. Ele deve disputar posição com Werley, Cris e Bressan. Já o São Paulo fica apenas com Rafael Tolói, Lúcio e Edson Silva para a zaga, além de jovens promovidos da base.