O técnico Vanderlei Luxemburgo pediu reforços para o Campeonato Brasileiro, a diretoria do Grêmio acatou e, nesta quinta-feira, anunciou a contratação do lateral-esquerdo Fábio Aurélio, de 32 anos. O jogador, que estava no Liverpool há seis anos, assinou contrato até o fim da temporada 2013 com o clube gaúcho.

A lateral esquerda vem sendo um problema para Luxemburgo. O titular Julio Cesar deve ficar quatro meses afastado por conta de uma lesão no ligamento do joelho esquerdo. Assim, quem vem atuando é o volante Pará, que também atua como lateral-direito, mas vinha sendo improvisado no lado esquerdo do campo.

No entanto, o estado físico de Fábio Aurélio é uma incógnita. O jogador sofreu com diversas lesões musculares nas últimas temporadas e pouco vinha atuando. Revelado pelo São Paulo, onde atuou até 2000, o lateral passou seis temporadas no Valência antes de ir para a Inglaterra.

No Grêmio ele voltará a ser comandado por Vanderlei Luxemburgo. Ambos estiveram juntos na seleção brasileira que disputou a Olimpíada de Sidney, em 2000. Na ocasião, Fábio Aurélio foi titular da equipe que caiu nas quartas de final diante de Camarões.

Com a contratação do jogador, o clube gaúcho confirma que está disposto a desembolsar altas quantias para fazer uma equipe competitiva para o Campeonato Brasileiro. Além dele, o Grêmio já acertou com o meia Zé Roberto. Ambos, no entanto, só poderão atuar após a abertura da janela para transferências, que acontecerá no dia 20 de junho.