Paris – Manchester United, Bayern de Munique, Inter de Milão, Milan e Barcelona são cinco dos maiores clubes da Europa. Todos buscam a partir de hoje uma vaga na principal competição interclubes do continente: a Liga dos Campeões. Com jogos de ida e volta, eles disputam a fase preliminar do torneio em busca da classificação.

Hoje, cinco jogos estão programados: Maccabi Haifa (Israel) x Sturm Graz (Áustria), Apoel Nicosie (Chipre) x AEK Atenas (Grécia), Genk (Bélgica) x Sparta Praga (República Checa), Feyenoord (Holanda) x Fenerbahce (Turquia) e Boavista (Portugal) x Auxerre (França).

O Bayern Munique, que conquistou a Liga dos Campeões em 2001, joga só amanhã, contra o Partizan, em Belgrado. O Manchester United, que ficou com o título em 99, joga no mesmo dia, contra o Zalaegerszegi, na Hungria. Já o Barcelona recebe o Legia Varsovia, da Polônia.

Quem deve ter o confronto mais difícil é a Inter de Milão, ainda sem Ronaldo, que treina sozinho e nem foi relacionado para o jogo de amanhã, pois ainda não sabe se ficará no clube. A equipe italiana jogará em Portugal contra o Sporting de Lisboa, que também não terá seu principal atacante, o brasileiro Jardel, internado numa clínica para tratamento psicológico. O Milan, ainda sem Rivaldo, enfrentará no mesmo dia o Slovan Liberec (República Checa), em casa.

Os demais jogos de amanhã são: Shakhtar Donetsk (Ucrânia) x Bruges (Bélgica), Levski Sofia (Bulgária) x Dynamo Kiev (Ucrânia), Zeljeznicar (Bósnia) x Newcastle (Inglaterra), Graz (Áustria) x Lokomotiv Moscou (Rússia), Rosenborg (Noruega) x Brondby (Dinamarca) e Celtic Glasgow (Escócia) x Basilea (Suíça). As partidas de volta acontecem dias 27 e 28 de agosto. Os 16 ganhadores dessa fase preliminar irão se juntar aos 16 clubes já classificados – além do atual campeão Real Madrid, os campeões e alguns vices dos campeonatos nacionais -, para a disputa do título da Liga dos Campeões 2002/2003. Em agosto, será feito o sorteio que definirá a divisão dos 32 participantes em 8 chaves de quatro equipes cada.