A Grã-Bretanha gastará 347 milhões de libras (R$ 1,18 bilhão) na preparação de seus atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, 11% a mais do que foi gasto visando Londres-2012, segundo anunciado nesta terça-feira pelo organismo governamental UK Sport.

continua após a publicidade

O boxe, no qual os britânicos conquistaram cinco medalhas em casa, três delas de ouro, será a modalidade que terá o maior aumento em seu investimento, 44,5%, até 13,8 milhões de libras.

Por outro lado, o handebol, o basquete, o tênis de mesa e a luta olímpica, esportes nos quais a Grã-Bretanha não obteve medalhas nos Jogos de Londres, não receberão fundos do UK Sport.

O diretor da Federação Britânica de Basquete (British Basketball), Roger Moreland, se mostrou decepcionado após saber que seu esporte não será beneficiado.

continua após a publicidade

“Não parece um legado olímpico muito adequado romper as esperanças e as aspirações dos jogadores de basquete britânicos”, criticou.

continua após a publicidade

O esporte com maior investimento será o remo, modalidade em que a Grã-Bretanha foi representada nove vezes no pódio, quatro delas no lugar mais alto, receberá 32,6 milhões de libras durante os próximos quatro anos, um aumento de 19,47% em comparação ao ciclo olímpico anterior.

Já ciclismo, com 11 medalhas, tanto em pista quanto em estrada, receberá 30,6 milhões de libras, 17,55% a mais que para os Jogos de Londres, enquanto o atletismo, com seis medalhas em 2012, terá uma verba de 26,8 milhões de libras.

A natação, cuja expectativa dos britânicos era obter ao menos cinco medalhas, mas ficou com apenas três, sofreu um corte de 14,9% e contará com um orçamento de 21,4 milhões de libras.

“Reconhecemos que é necessário reconstruir a confiança em nossa força para conseguir medalhas antes de pedir mais investimento”, disse o diretor da Federação Britânica de Natação (British Swimming), David Sparkes.