Rio – O goleiro Felipe, do Santos, foi flagrado no exame antidoping por uso de substância ilegal utilizada no tratamento de edemas associados a problemas no coração, fígado ou rins. A CBF divulgou ontem o resultado do exame do atleta, de 18 anos, feito no dia 8 de outubro de 2006. Na ocasião, a equipe santista derrotou o Grêmio, por 1 a 0, na Vila Belmiro, em partida válida pela 28.ª rodada do Brasileirão.

continua após a publicidade

Tal fato pode mudar a classificação final da competição. O motivo: se o Santos for condenado pela Justiça esportiva – possibilidade remota -, o time gaúcho ganhará os três pontos do duelo e, de quebra, será declarado o vice-campeão do torneio, ultrapassando o rival Internacional. De qualquer maneira, o Peixe permanecerá na quarta posição e, portanto, disputará a Libertadores de 2007.

A CBF informou que a substância – um diurético chamado hidrocloratiazida – é proibida pelo Regulamento de Controle de Dopagem da entidade. Por determinação do STJD, o goleiro está suspenso preventivamente por 30 dias.

A Procuradoria do STJD vai oferecer denúncia contra o atleta na semana que vem e ele será julgado por uma das comissões disciplinares do tribunal em janeiro, por causa do recesso de fim de ano.

continua após a publicidade

Felipe vai ser indiciado no artigo 244 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) -ser flagrado, comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida, prova ou equivalente – e pode ser suspenso por 120 a 360 dias. O Santos tem cinco dias para apresentar a defesa.