Em uma transação que para muitos poderia ser considerada improvável até bem pouco tempo atrás, tendo em vista a rivalidade entre os clubes de Londres, o Chelsea anunciou oficialmente nesta quarta-feira a contratação do atacante Olivier Giroud, do Arsenal, que assinou acordo para defender a sua nova equipe por 18 meses.

continua após a publicidade

O jogador francês de 31 anos foi anunciado pelo Chelsea no mesmo dia em que o Arsenal também confirmou a contratação do atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, que estava no Borussia Dortmund e, segundo relatos da imprensa europeia, foi o reforço mais caro da história do clube inglês. Ele custou cerca de 60 milhões de libras (aproximadamente R$ 270 milhões).

continua após a publicidade

A contratação de Giroud surpreende também pelo fato de que o atacante se tornou um ídolo do Arsenal, pelo qual marcou 105 gols em 253 jogos em um período de cinco anos e meio, depois de ter sido adquirido junto ao Montpellier em 2012.

continua após a publicidade

E, para os padrões das astronômicas transações que ocorreram nesta temporada europeia, Giroud não chegou por um valor que pode ser considerado caro, tendo em vista o grande status de artilheiro que conquistou no time comandado por Arsène Wenger.

As cifras desta transação que fez o goleador mudar de lado na capital inglesa não foram oficialmente confirmadas pelas partes, mas a mídia britânica noticiou que ele foi conduzido ao Stamford Bridge por 18 milhões de libras (cerca de R$ 80,4 milhões) – Aubameyang custou mais do que o triplo deste valor para deixar o Borussia Dortmund.

Curiosamente, Giroud também vestirá a camisa 18 do Chelsea, sendo que assinou 18 meses de contrato com o seu novo clube. E o caminho inesperado que o destino reservou para a sua carreira não deixou de ser comemorado pelo atacante nesta quarta-feira.

“Chelsea é um dos maiores times do Campeonato Inglês. Venceu talvez a maioria dos troféus nos últimos seis ou sete anos. É um time de massa e estou orgulhoso por assinar com o Chelsea. Estou ansioso para jogar”, afirmou o jogador, em sua apresentação oficial como novo reforço.

Giroud acabou fechando a sua transferência para o rival londrino depois de ter dificuldades para seguir na equipe titular, na qual ele perdeu lugar após Wenger optar por passar a escalar Alexandre Lacazette como um atacante isolado no setor ofensivo. Dos 16 jogos que disputou pelo Arsenal nesta edição do Campeonato Inglês, em 15 ele começou como reserva e entrou na equipe no decorrer dos duelos.

Giroud, por sua vez, é o atual vencedor do Prêmio Puskas, concedido pela Fifa para quem é eleito o marcador do gol mais bonito da temporada. Ele faturou esta honraria pelo chamado “chute escorpião” que acertou em uma partida no início do ano passado, contra o Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês.

O Arsenal, por sinal, reconheceu a importância do francês para o time em sua passagem pelo clube ao oficializar a saída do atacante para o Chelsea. Por meio de nota em seu site oficial, enfatizou que o goleador “nos deixou após cinco anos e meio de fantásticos serviços prestados”, que todos no clube sentirão falta do atleta e desejou sorte ao jogador na continuidade de sua carreira. Para completar, o Arsenal lembrou que o francês ajudou o time a conquistar três títulos da Copa da Inglaterra.