enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Gilberto Pereira chegou para comandar o Coritiba

  • Por Carlos Simon

Valquir Aureliano/O Estado
Gilberto Pereira e Édson Borges vão comandar o time do Coritiba para a próxima temporada.

Gilberto Pereira chegou para romper barreiras. Dono de um currículo modesto, mas credenciado pelo bom desempenho na Adap de Campo Mourão, o técnico foi oficializado pelo Coritiba recebendo status de opção principal do clube.

Antes de apresentar o treinador, o presidente Giovani Gionédis criticou novamente os meios de comunicação.

?A imprensa tem tratado o Coritiba de maneira negativista. Nenhum técnico rejeitou o clube, fomos nós que rejeitamos os técnicos. Conversamos com alguns e vimos que não tinham o perfil adequado?, falou, para em seguida valorizar o contratado. ?Gilberto tem a garra que buscávamos e amor ao Coritiba, na condição de ex-jogador. A coragem dele nos anima?, completou, lembrando a passagem do novo comandante pelo Alto da Glória em 1988. Antes de falar com o ex-técnico da Adap, o Coxa manteve contato com outros profissionais, como Ruy Scarpino, Vágner Benazzi e Marco Aurélio.

O novo treinador também aproveitou para expor suas qualidades. ?Não caí aqui de pára-quedas. Passei por poucos clubes, mas a idade não é fundamental. Sinto-me preparado e até acho que poderia ter chegado aqui antes?, disse Gilberto, que até hoje dirigiu Ecus Suzano (SP), Iraty, Adap, CSA (AL) e o time júnior do Palmeiras – ele acabara de ser promovido para comandar a versão B do alviverde paulista em 2007. O vice-campeonato estadual com a Adap, em 2006, é o maior feito da carreira.

Apesar do contrato assinado por um ano, Gionédis preferiu não antecipar se Gilberto será o técnico para a Série B. ?Observaremos o ambiente entre os jogadores, a disposição e a qualidade de seu trabalho. Não são os resultados que determinarão a saída dele?.

?Plano A? ou não, Gilberto chega com moral suficiente para emplacar sua comissão técnica. Ele traz consigo o novo preparador de goleiros, Marcelo Giacomelli, seu ex-companheiro de Adap, e o assistente Luís Gonçalo. Também deu aval para a promoção do ex-treinador dos juniores, Edson Borges, como auxiliar ?número 1? e para a contratação do preparador físico, William Hauptmann – seu ex-colega do Iraty, que já passou pelo Coxa e esteve no Paraná Clube em 2005.

Gilberto também participará da indicação de reforços, que terão perfil semelhante ao dele próprio. ?Aqueles que pretendem usar o Coritiba não interessam mais. Terão que mostrar inspiração para jogar aqui. Às vezes, quem está há muito tempo no clube perde a motivação?, disse.

Time, praticamente, todo renovado

Gilberto Pereira vai comandar um time radicalmente renovado no Coxa. Medalhões e jogadores considerados caros estão rifados. A política do ?bom, bonito e barato? vai nortear a montagem do elenco alviverde em 2007.

Todos que tiverem contrato encerrado no final do ano serão dispensados. Estão nesta situação o goleiro Kléber, os laterais Luís Paulo e Andrezinho, o zagueiro Marcelo Batatais, os meias Luciano Santos, Rodrigo Batata, Paulo Miranda e Jackson e o atacante William, entre outros. A única exceção pode ser o zagueiro Leandro, que foi orientado por Gilberto na Adap e tem chance de ser reemprestado.

Outros com contrato em vigor, como os atacantes Edu Sales e André Nunes, devem ser liberados por empréstimo. ?O elenco terá pratas-da-casa e reforços com vontade de projeção?, falou o vice-presidente André Ribeiro.

Ao contrário de 2006, quando muitos contratados vieram para o estadual e poucos aprovaram, o clube tentará montar a base já para o Campeonato Paranaense. ?Foi o que fez o Paraná, que fez um time forte desde o começo do ano e cresceu ao longo da temporada. O objetivo é disputar o estadual para vencê-lo?, disse o vice.

O número de atletas a serem contratados não foi divulgado – ontem o clube oficializou o terceiro: o atacante Rafael Santiago, 22 anos, vinculado à empresa Massa Sports e que estava no Honved, da Hungria. Segundo Giovani Gionédis, o olheiro Wil Rodrigues dispõe de uma lista com 40 jogadores observados durante a temporada – ?dois ou três?, de acordo com o presidente, serão apresentados ainda hoje.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas