Geninho inicia montagem da equipe que encara a Portuguesa

Efetivamente a missão do técnico Geninho à frente do Atlético começa hoje, quando ele comandará trabalhos mais intensivos com bola visando à importantíssima partida do próximo sábado, contra a Portuguesa – no famoso jogo de seis pontos.

No final de semana e ontem foi dado ênfase ao treinamento físico dos atletas e que vai continuar – intercalado com treinos táticos – nesta e na próxima semana. Este é o período para o Furacão juntar os cacos e ganhar motivação para encarar a dura missão de escapar da Segundona. Atualmente, o time ocupa a antepenúltima posição na tabela – com um aproveitamento de 32%.

Para tentar reverter o quadro negativo no aspecto físico, o Rubro-Negro conta com a experiência de Moraci Sant’Anna, um dos maiores especialistas na área. O profissional chegou ao Furacão na metade de agosto, mas não teve tempo para impor sua metodologia, principalmente devido à seqüência de jogos do Brasileirão e Sul-Americana, competição que o time paranaense se classificou para a próxima fase.

Inclusive, os atletas que estavam atuando regularmente só tiveram suas avaliações físicas realizadas no fim de semana. E somente a partir dessas avaliações é que o planejamento começou a ser posto em prática, já que o trabalho será individualizado para que o profissional possa extrair o máximo de cada jogador.

Desafio

E Moraci Sant’Anna terá muito trabalho pela frente, visto que a diferença de preparação física do Atlético quando comparada a outras equipes é gritante. “Numa análise geral, do que vi até agora (em três semanas), eu não gostei. Temos problemas físicos e vou tentar aproveitar essas duas semanas cheias (que antecedem os confrontos contra Portuguesa e Grêmio, jogos em Curitiba) para equacionar o problema da melhor maneira possível e tentar colocar a equipe bem fisicamente para tudo aquilo que vem pela frente”, explicou.

O prazo curto é outro adversário a ser enfrentado pelo preparador físico. Segundo ele, enquanto neste período do Brasileirão as demais equipes estão realizando trabalho de manutenção do elenco, o Atlético está começando uma intertemporada. “É bem complicado”, disse.

Perguntado se há tempo hábil para que o Atlético se nivele aos adversários, comentou: “Vamos correr contra o tempo. Vai depender muito da dedicação do atletas e isso eu passei pra eles na conversa que tivemos. Se eles se dedicarem, se cuidarem e com todo o cuidado que temos no treinamento aliada à estrutura que o Atlético oferece (há possibilidade). É lógico que vamos estar correndo atrás”, analisou.

Jogadores

Para a próxima partida é grande a probabilidade de que vários dos “reforços” que estavam em tratamento no departamento médico apresentem condições físicas de atuar. É o caso de Netinho, Rhodolfo, Valencia e Júlio César. Os dois últimos, inclusive, já atuaram na etapa final na derrota para o Goiás.

“Todos vêm numa melhora gradativa. Essa semana vamos observá-los melhor e a expectativa é de que para sábado eles estejam, na parte física, com condições para atuar, faltando apenas ritmo de jogo que só se consegue jogando”, finalizou Sant’Anna.