Gaúcho reencontra antigos ‘comandados’ do Furacão

Quase dois anos depois de deixar o comando do Atlético, o técnico Renato Gaúcho está de volta ao futebol. Foi anunciado ontem como o novo técnico do Grêmio para a sequência do Campeonato Brasileiro. Curiosamente, sua estreia no tricolor gaúcho será justamente contra o Furacão, sábado, às 18h30, na Vila Capanema.

Do atual elenco do Atlético, Renato Gaúcho conhece bem pelo menos quatro jogadores. Destes, três deverão iniciar a partida de sábado: o zagueiro Manoel, o meio-campo Paulo Baier e o volante Deivid foram jogadores importantes na equipe do então treinador atleticano na Série A de 2011. Além deles, o goleiro Renan Rocha, que hoje é o terceiro goleiro do elenco principal do Furacão, também era titular da equipe comandada por Renato Gaúcho.

Foi também nesta época do ano, em 2011, que Renato Gaúcho trocou o Grêmio pelo Atlético. No dia 1.º de julho daquele ano, depois de empatar em Porto Alegre contra o Avaí (2 x 2) o treinador pediu demissão do comando técnico do tricolor gaúcho. Três dias depois, acertava sua vinda para o Atlético e foi apresentado oficialmente no Furacão no dia 7 de julho, com a difícil missão de tirar o Rubro-Negro da zona de rebaixamento.

Entre 12 jogos pela Primeira Divisão, e duas partidas pela Copa Sul-Americana, Renato Gaúcho conquistou no comando técnico do Atlético quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas, totalizando aproveitamento de 40%. No início da sua trajetória dentro do Furacão, o treinador conseguiu por algumas rodadas tirar o time atleticano da zona de rebaixamento.

Porém, com uma campanha irregular e, depois de três jogos sem vitória, Renato Gaúcho pediu demissão do comando técnico do Atlético depois de perder por 1 x 0 para o Atlético-MG, na Arena da Baixada. Acabava no dia 1.º de setembro de 2011, menos de dois meses da sua chegada ao clube, a história do treinador no Furacão. O motivo dado para a sua saída foi a saudade da família e a falta que sentia da sua vida no Rio de Janeiro.

Renato Gaúcho deixou o comando técnico do Atlético para que Antônio Lopes assumisse – foi anunciado para o cargo um dia depois. Porém, o Delegado – hoje diretor técnico do Rubro-Negro -, com um rabo de foguete nas mãos, não conseguiu dar um novo caminho ao Furacão no Brasileirão de 2011 e, consequentemente, não evitou o rebaixamento do time atleticano para a Segunda Divisão.