Vice em Pequim e Londres, a Espanha terá no Rio de Janeiro, em 2016, a chance de conquistar seu primeiro ouro olímpico no basquete masculino. Isso porque derrotou a França por 80 a 75 na prorrogação, nesta quinta-feira, avançou à decisão do Campeonato Europeu e, desta forma, garantiu uma das duas vagas diretas do continente para os Jogos do ano que vem.

continua após a publicidade

Diante de uma arena lotada montada no estádio de futebol do Lille, os espanhóis calaram a torcida francesa em uma partida emocionante. Muito em função da incrível atuação do veterano Pau Gasol. O jogador do Chicago Bulls anotou 40 pontos, sendo oito deles consecutivos na prorrogação, pegou 11 rebotes e liderou o triunfo de sua equipe.

A Espanha ainda contou com dia inspirado de Sergio Fernández, autor de 15 pontos, mas a vitória foi mesmo fruto da atuação de Gasol. O jogo coletivo da França até fez frente ao adversário, graças, principalmente, às atuações de Nicolas Batum (14 pontos e sete rebotes) e Nando De Colo (14 pontos), mas ninguém conseguiu parar o astro espanhol.

Depois da classificação, o país nem vai ter muito tempo para comemorar a vaga olímpica. Isso porque decide no domingo o Campeonato Europeu, em busca de seu terceiro título nas últimas quatro edições. Já a França, atual campeã do torneio, brigará pela terceira colocação e vai ao Pré-Olímpico Mundial tentar a vaga no Rio-2016.

continua após a publicidade

O outro classificado do continente para os Jogos Olímpicos, aliás, será conhecido nesta sexta, quando Sérvia e Lituânia disputam a semifinal do Europeu. O vencedor carimba passaporte para o Brasil e se junta aos já classificados Brasil, Estados Unidos, Nigéria, Austrália, Venezuela, Argentina e Espanha, enquanto o perdedor também terá que jogar o Pré-Olímpico Mundial.

O JOGO – Como era de se esperar, o jogo entre aqueles que talvez sejam os maiores rivais do basquete internacional na atualidade foi bastante parelho. Depois de dois quartos praticamente iguais, a França, apoiada pela sua fanática torcida, foi para o intervalo vencendo por um ponto.

continua após a publicidade

No terceiro período, no entanto, o jogo coletivo francês dominou os espanhóis, que tinham em Pau Gasol seu único jogador inspirado. Nicolas Batum e Joffrey Lauvergne, no ataque, e Rudy Gobert, defensivamente, garantiram a desgarrada dos donos da casa, que foram para o período final vencendo por oito.

Se Gasol era a única esperança espanhola, o jeito era apostar nele. O ala/pivô não decepcionou, comandou a reação, auxiliado por Sergio Hernández, e colocou sua equipe à frente a segundos para o fim. Mas, três pontos atrás, Batum acertou o arremesso de longe que precisava para levar o jogo para a prorrogação.

O início do tempo extra foi promissor para os franceses, que pularam à frente: 75 a 72. Mas aí Tony Parker, Boris Diaw e Batum erraram um total de seis lances livres em sequência e viram Gasol reaparecer. Até então bem marcado por Gobert, o ala/pivô conseguiu se desgarrar, marcou oito pontos na sequência e selou o resultado final.