Os garotos Gabriel Felipe de Souza e João Antonio de Oliveira, 11 anos, moradores da Vila Sandra e jogadores do time da Associação Moradias Zimbros, terão seus dias de “Kaká” neste mês.

Eles foram escolhidos pelo projeto social Intercampo, da Internazionale de Milão, e representarão o Brasil em um torneio na Itália. “Nem acredito que vou conhecer o estádio da Inter e ainda bater uma bolinha”, disse Gabriel Felipe, fã do jogador do meia do Real Madrid e da seleção Kaká, meio-campo como ele.

“Só de imaginar, começa dar um frio na barriga, e nunca andamos de avião. Parece um sonho”, disse o também meia João. Além de Curitiba, a Inter mantém o projeto no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro, e Recife, cidades de onde sairão os outros jogadores brasileiros.

Eles embarcaram ontem para um período de dez dias na Itália. O torneio, Copa Europa de Futebol Infantil, será a partir do dia 17, em Milão, e contará com a participação de 19 equipes.

Na programação, passeios turísticos e atividades culturais. Toda a viagem será custeada pela Inter. “Estou um pouco nervosa, mas muito feliz por eles”, disse Cristiane, mãe de Gabriel. “É a concretização de um sonho que, devido à nossa condição mais humilde, a gente nunca poderia realizar”.

Gabriel e João foram escolhidos pela organização do Intercampo, que analisou 100 crianças inscritas. Em Curitiba, o projeto é feito pelo clube italiano em parceria com a Fundação de Ação Social – FAS e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba – IPCC. A Inter doa uniformes de futebol à crianças carentes da rede pública de ensino, como incentivo para obter boas notas e boa freqüência escolar.

“Queremos resgatar a autoestima destas crianças talentosas e desenvolver nelas sonhos capazes de transformar a realidade”, disse o presidente da área social da Inter, Massimo Moretti.

Parceria

Fundada em 1993, a Associação Moradias Zimbros é conveniada com a FAS e atua em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social Vila Sandra, que oferece serviço de acompanhamento das famílias e cede instrutores para as atividades desenvolvidas. Atende crianças e adolescentes com atividades esportivas, socioeducativas e culturais em período de contraturno escolar.