enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Garotos brilham no atletismo de base

  • Por Jornalista Externo
Josias e Elso, destaque no atletismo.

Eles são vizinhos em Almirante Tamandaré, têm o mesmo padrão de vida e um sonho em comum. Há menos de três anos dois rapazes simples descobriram o esporte e hoje já fazem planos de um futuro promissor longe das drogas e da vida difícil em casa. Elso Maximowski, de 17 anos, resolveu, por acaso, participar de corridas rústicas em Curitiba. Ele conta que não tinha dinheiro nem para a primeira inscrição e que correu a primeira vez com o tênis furado. “A minha família ficou contra a minha decisão de competir porque achava que eu não tinha talento”, diz ele.

Mas para a surpresa de todos, Elso se classificou em sexto lugar geral na 2.ª Corrida Rústica de Almirante Tamandaré. Filho de uma cozinheira e de um auxiliar geral, ele não desanimou e continuou a participar de corridas. Hoje, ele acumula cerca de 67 medalhas e 11 troféus. No currículo estão dez títulos importantes, dentre eles o de recordista do Troféu Curitiba com Obstáculos, categoria Juvenil e 15.º lugar na famosa São Silvestre, em São Paulo no ano de 2001. Com todos os resultados Elso é o terceiro melhor do ranking paranaense em provas de pista e o 4.º melhor nas rústicas.

O atleta depende da pouca ajuda dos comerciantes locais, mas mesmo assim diz que não desiste de correr atrás de seu objetivo que é fazer uma faculdade de Educação Física e um dia participar da Corrida de Nova Iorque. Neste mês ele disputa a Ultramaratona Internacional, em Santa Catarina.

Josias da Silva, de 15 anos, participa de provas de arremesso de peso e de lançamentos de disco e de dardo. Mostrou que tinha talento ao chegar em 2.º lugar na prova de estréia, os Jogos Maristas. E foi lá que ele foi descoberto por um treinador do Colégio Santa Maria que resolveu lhe ensinar as técnicas do esporte.

Primeiro lugar nas Olimpíadas da Esperança em Minas Gerais, em 2001, hoje ele mostra com orgulho as quase 50 medalhas conquistadas Quem quiser entrar em contato com os rapazes ligar nos telefones: 699-0417 (Josias) e 699-2438 (Elso).

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas