Gana vence e vira oitavo país garantido na Copa de 2010

A seleção de Gana se tornou neste domingo o oitavo país a garantir classificação à Copa do Mundo de 2010. A nação obteve o feito ao vencer o Sudão por 2 a 0, em casa, pelas Eliminatórias Africanas para o Mundial.

A vitória, conquistada com gols de Muntari e Essien na cidade de Acra, assegurou a liderança do Grupo D à seleção ganesa, que se juntou à África do Sul (país-sede), Brasil, Holanda, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália e Japão como países classificados ao Mundial.

Essa é a segunda vez que Gana disputa uma Copa do Mundo. A última foi a de 2006, quando o país perdeu de 3 a 0 para o Brasil nas oitavas de final. Na ocasião, Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história dos Mundiais ao abrir o placar no triunfo brasileiro.

O jogo de Gana foi um dos seis disputados neste domingo pelas Eliminatórias Africanas. Também pelo Grupo D, Benin e Mali empataram por 1 a 1. Com os resultados, Gana foi a 12 pontos, enquanto Benin ficou com cinco, Mali com quatro e o Sudão com apenas um após quatro partidas na segunda fase, que ainda terá mais duas rodadas.

Pelo Grupo B, a Tunísia se manteve na liderança, com oito pontos, ao empatar por 2 a 2 com a Nigéria, fora de casa. Os nigerianos são os vice-líderes, com seis pontos. No outro duelo da chave, Moçambique venceu o Quênia por 1 a 0 e ficou na terceira posição, com quatro pontos, contra três dos quenianos, agora lanternas.

Já pelo Grupo A, que teve a vitória de Camarões sobre o Gabão por 2 a 0 no sábado, Togo e Marrocos empataram por 1 a 1 neste domingo. O resultado deixou Togo na vice-liderança da chave, com quatro pontos, enquanto os marroquinos estão na última posição, com três.

Fechando o dia de jogos pelas Eliminatórias Africanas, Argélia e Zâmbia ainda se enfrentarão neste domingo, pelo Grupo C. Os argelinos dividem a ponta da chave com o Egito, com sete pontos, mas têm uma partida a menos. Já a seleção de Zâmbia tem quatro pontos e tenta se juntar aos líderes. No último sábado, o Egito bateu Ruanda, que soma apenas um ponto até agora, por 1 a 0.

Voltar ao topo