As seleções de Gana e Mali se classificaram neste domingo para as semifinais da Copa Africana de Nações. Uma das favoritas ao título, Gana bateu a Tunísia por 2 a 1, em partida definida apenas na prorrogação, enquanto o Mali bateu o Gabão por 5 a 4 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.

Em Libreville, no Gabão, Gana superou a Tunísia por 2 a 1. A equipe abriu o placar com John Mensah, aos dez minutos do primeiro tempo, mas sofreu o empate aos 42, com o gol feito por Saber Khelifa. Na prorrogação, André Ayew fez o gol da classificação de Gana aos 11 minutos do primeiro tempo. Nas semifinais, a equipe vai enfrentar a Zâmbia, na quarta-feira.

Em Franceville, o Gabão frustrou o seu torcedor com a derrota por 5 a 4 para o Mali na disputa dos pênaltis após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Eric Moloungui abriu o placar aos dez minutos do segundo tempo para a equipe da casa e Diabate empatou aos 39. Nos pênaltis, Pierre Aubameyang desperdiçou uma cobrança para o Gabão e Seydou Keita converteu o pênalti que classificou o Mali para as semifinais. Agora, a equipe medirá forças com a Costa do Marfim, em duelo também marcado para quarta-feira.