Futebol paranaense dá show na série D do Brasileiro

Dono da melhor pontuação entre os 40 clubes da Série D do Brasileiro, que teve o fim do primeiro turno de sua fase inicial no domingo passado, o Cianorte pode ser considerado uma das sensações do campeonato. Situação que não é novidade para o jovem clube do interior paranaense, que inspirado na gestão do Porto, de Portugal, volta a chamar a atenção por uma campanha de destaque.

Com 10 pontos na tabela, o Leão do Vale lidera o grupo A7 da Série D. A campanha do Cianorte conta com três vitórias e um empate, em números que no momento são igualados somente pelo CSA-AL. A equipe do interior paranaense também é dona do melhor ataque da competição, com os mesmos 10 gols de Sampaio Corrêa-MA e Cene-MS.

Os números do campeonato não são novidade para o gerente de futebol do Cianorte, Adir Kist. O dirigente recorda a campanha do clube no Campeonato Paranaense 2012, quando o Leão acumulou 14 partidas de invencibilidade. ‘A gente sabe que é difícil, mas nos programamos para isso”, afirma. A programação, de acordo com o dirigente, é tentar segurar o assédio de outros clubes por seus jogadores após o término de cada campeonato. Desde 2011, quando o Cianorte foi campeão do interior no Estadual, Adir garante que foram poucas as mudanças em cada time base. “Não dá 20%.”

Outra metodologia da equipe é dar continuidade aos trabalhos no comando técnico. “Desde que sou gerente, há cinco anos, foram cinco treinadores”, ressalta Adir. O atual, Paulo Turra, inclusive teve contrato renovado até a próxima temporada. “A gente não costuma trocar”, garante.

A inspiração para o trabalho de gestão do clube, de acordo com Adir, vem dos tempos que ele atuou como goleiro no futebol português, por clubes como Penafiel, Felqueiras e Santa Clara. “Eu gosto do Futebol Clube do Porto”, diz o dirigente, citando o presidente da equipe, Jorge Nuno Pinto da Costa, como referência. “Não desfaz o projeto por qualquer pressão. Muito raramente um comandante (técnico) não termina a temporada”, avalia.

Parte do que existe no Porto, e inspira o Cianorte, está nas contratações. O clube aposta em jogadores que já passaram por outras equipes, mas que apenas no Leão do Vale conseguiram evidência. Metade dos gols do Cianorte na Série D foram feitos por Henrique, que com 5 gols é o artilheiro do campeonato. Vindo do Santo André-SP, o atacante por diversas rodadas chegou a disputar a artilharia do Paranaense 2012. O jogador que foi contratado ano passado, como parte da filosofia de trabalho de uma diretoria inspirada na equipe portuguesa, a qual colocou em evidência jogadores como Deco, Pepe e Hulk.

Voltar ao topo