Futebol feminino abriu hoje o XV Jogos Pan-Americanos no Rio

A Cerimônia de Abertura dos Jogos será nesta sexta-feira, mas às 11h15 desta quinta, dia 12, quando a panamenha Samuels deu o pontapé inicial da partida do torneio feminino de futebol contra a Argentina, no Complexo Esportivo Miécimo da Silva , os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 começaram. Após o apito final, porém, quem iniciou a competição com o pé direito foram as argentinas, que venceram o jogo por 2 a 0 e lideram o Grupo B com três pontos.

No outro realizado nesta quinta-feira no Miécimo da Silva, a Jamaica derrotou o Equador por 1 a 0 pelo Grupo A, gol de Tashana.

No estádio João Havelange, o Brasil iniciou bem a luta pelo bicampeão pan-americano: 4 a 0 sobre o Uruguai, gols de Daniela Alves (dois), Cristiane e Rosana.

No jogo de abertura, a Argentina, melhor tecnicamente, teve mais dificuldade com o campo encharcado pela chuva do que as adversárias, que ganharam o apoio de um grupo de alunos de uma escola de Seropédica (Zona Oeste do Rio).

O incentivo não diminuiu nem quando, aos 16 minutos, a argentina Quiñonez abriu o placar, marcando o primeiro gol dos Jogos. 

A equipe sul-americana também teve torcida nas arquibancadas. A professora de espanhol Andréa Ferreira foi ao estádio apoiar a Argentina. 

"Vivi lá por dois anos e tenho alma argentina", justificou.

"Mas se Brasil e Argentina jogarem, vou torcer para os brasileiros, claro", ressaltou.

O panorama no segundo tempo não mudou. A torcida "panamenha" só acordou quando Bendoya perdeu grande chance após driblar a goleira argentina. O golpe fatal veio aos 18 minutos, quando Huber pegou sobra na área e marcou o segundo gol. Após a partida, ela comentou risonha sobre o apoio da maioria dos torcedores às adversárias.

"Não me incomodei com os brasileiros, foi normal. Já esperávamos isso."

Na próxima rodada, sábado, dia 14, o Panamá enfrenta os Estados Unidos, no Miécimo da Silva. A Argentina folga e só volta a campo na segunda-feira, 16, contra o México, no estádio João Havelange.

O torneio feminino de futebol é disputado por dez seleções, dividida em duas chaves. No grupo A estão Brasil, Canadá, Equador, Jamaica e Uruguai. No B, Argentina, Estados Unidos, México, Panamá e Paraguai. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais.

Voltar ao topo