O sorteio das chaves do torneio olímpico de futebol, realizado neste domingo (20) em Pequim, provocou sentimentos opostos no Brasil. Enquanto a seleção feminina caiu no "grupo da morte", a masculina terá vida fácil na primeira fase da Olimpíada, em agosto.
Depois de terem garantido a classificação olímpica no último sábado (19), com a vitória sobre Gana na repescagem disputada em Pequim (5 a 1), a seleção brasileira feminina de futebol teve uma péssima notícia neste domingo, também na capital chinesa. Afinal, o Brasil caiu no Grupo F, ao lado de Alemanha, Coréia do Norte e Nigéria.
A estréia brasileira será justamente contra a Alemanha, para quem perdeu na final do último Campeonato Mundial, realizado no ano passado, na China. Depois, o Brasil terá pela frente Nigéria e Coréia do Norte em busca de uma das duas vagas por grupo que estarão em jogo – também passam para as quartas-de-final os dois melhores terceiros colocados das três chaves formadas neste domingo.
No torneio feminino, serão 12 seleções participantes na Olimpíada de Pequim. Assim, o Grupo E terá China, Suécia, Argentina e Canadá. E o G foi composto por Noruega, Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia.
Já no torneio masculino, a Olimpíada terá 16 seleções participantes. Dessa maneira, apenas os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos passará para as quartas-de-final. Mas o Brasil não deve ter muitas dificuldades para chegar lá, pois caiu numa chave fácil (a "C"), ao lado de Bélgica (adversário de estréia), Nova Zelândia e China.
O sorteio dos grupos, inclusive, teve um momento curioso neste domingo, em Pequim. Quando o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, anunciou que o Brasil caiu na mesma chave da China, foi ouvido um lamento coletivo ("ahhhh") na sala que abrigava o evento: sinal do desapontamento dos chineses por terem de enfrentar a poderosa seleção brasileira logo na primeira fase da Olimpíada.
Os outros três grupos do torneio olímpico masculino também foram definidos neste domingo. No A, ficaram Argentina, Costa do Marfim, Austrália e Sérvia. No B, estão Holanda, Nigéria, Japão e Estados Unidos. E o D foi formado com Coréia do Sul, Camarões, Honduras e Itália.
Apesar das dificuldades que terão na primeira fase, as seleções feminina e masculina do Brasil terão um ponto em comum na Olimpíada. As duas irão jogar em Shenyang, uma das cinco cidades chinesas onde serão disputadas as partidas durante os Jogos Olímpicos – as outras são Qinhuangdao, Tianjin, Xangai e a própria Pequim.
Apoio
Durante o sorteio realizado neste domingo em Pequim, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, deu algumas das mais contundentes declarações de apoio à China de dirigentes esportivos desde que o percurso mundial da tocha olímpica – iniciado no dia 3 de abril – se transformou em um catalisador de protestos contra o governo chinês.
"Quando a tocha olímpica, que representa o espírito olímpico, não consegue ser levada ao redor do mundo, isso indica que há alguma coisa de errado com o mundo, não com a tocha olímpica", afirmou Blatter, em entrevista coletiva que antecedeu o sorteio. Depois, no discurso de abertura da cerimônia, o presidente da Fifa ressaltou que sentia orgulho de estar em Pequim e agradeceu a China pela hospitalidade.


